Em Santos, Centro Cultural Português celebra o Dia de Portugal

CCP_JBOliveira

Por Ronaldo Andrade

Representantes e autoridades da comunidade luso-brasileira de Santos e Baixada Santista lotaram no dia 10 de junho o Salão Camoniano da sede do Centro Cultural Português, no Centro Histórico, para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em evento que contou com a palestra do advogado, jornalista e professor Dr. João Baptista de Oliveira.

Em sua fala, Oliveira destacou a herança portuguesa ao Brasil: a Língua Portuguesa – “a mais melodiosa do mundo” – fato que contribuiu para a sua unidade, a fé cristã e o humanismo português, concretizando desta forma a irmandade entre as duas nações, sendo este aspecto o coroamento do legado lusitano. Além disso, o palestrante recitou poesias de Fernando Pessoa e Luís de Camões, arrancando aplausos do público, assim como anteriormente fez a poetisa Maria Teresa Teixeira Pinto, que homenageou a Língua Portuguesa no início da solenidade.

Representando o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), o presidente da Prodesan (Progresso e Desenvolvimento de Santos), Odair Gonzalez, destacou os valores familiares e religiosos e também a importância do idioma como as principais heranças da colonização portuguesa, lembrando que foi em seu período de vereador, por meio da Lei nº 1790, de 20 de julho de 1999, de sua autoria, que foi instituído o Dia de Portugal no Calendário Oficial do Município.

Sucesso do evento e convite ao Presidente da República

O presidente do Centro Cultural Português, José Duarte de Almeida Alves, se mostrou bastante satisfeito com o sucesso do evento, enaltecendo a brilhante oratória do Dr. João Baptista de Oliveira, que surpreendeu pela positiva ao público, que interagiu com o palestrante de forma descontraída.

Sobre o Dia de Portugal, José Duarte destacou a importância que as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo dão à data, comemorada em 121 países, e também por este ano o presidente da República, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, ter ido a Paris, após solenidades em Lisboa, comemorar juntamente com o presidente de França, François Hollande, fortalecendo os laços com os imigrantes.

José Duarte de Almeida Alves afirmou ao Mundo Lusíada que, em recente encontro com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, na Assembléia da República, em Lisboa, o convidou para visitar a cidade de Santos quando o mandatário português vier ao Brasil, que lhe respondeu que tenciona voltar ao município, pois já esteve uma vez em um encontro de jornalistas organizado por José Duarte.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: