Em representação a comunidade lusa, Comendador Antônio dos Ramos é homenageado

Da Redação

Fernando Henrique Cardoso e Antonio dos Ramos, presidente da Casa de Portugal no Instituto FHC.
O Comendador Antonio dos Ramos, presidente da Casa de Portugal em recente encontro com Fernando Henrique Cardoso.

Em evento no auditório André Franco Montoro da Assembleia Legislativa de São Paulo, grande público compareceu para homenagens a personalidades, por indicação das comunidades imigrantes, que se destacaram no ano de 2013.

A solenidade conta todo ano com a participação de várias comunidades, dentre elas, árabe, armênia, grega, italiana, japonesa, judaica, letônia, paraguaia, portuguesa e russa.

O Conscre é um Conselho de Comunidades, de natureza permanente e deliberativa no âmbito de suas competências, criado pela Mesa da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, e tem como objetivo a integração, socialização e amparo ordenado dos trabalhos comunitários das diversas comunidades descendentes de estrangeiros, atualmente residindo no Estado de São Paulo.

Com abertura do evento pelo presidente do Conscre, Sergio Serber (comunidade judaica), a solenidade apresentou um vídeo com um pouco da história da chegada das comunidades ao Estado de SP. Ao final, houve apresentações de canto e dança e degustação de comidas e bebidas típicas.

Escolhido e indicado pela comunidade portuguesa, foi homenageado este ano o Comendador Antônio dos Ramos, atual presidente da Casa de Portugal de São Paulo.

Nascido em 19 de janeiro de 1942, em Vilarelho da Raia – Chaves – Portugal, casado com Selene Fátima de Oliveira Ramos, natural de Anadia, Portugal, com quem tem duas filhas Ana Carolina de Oliveira Ramos e Flávia de Oliveira Ramos, chegou ao Brasil em 1959, com 17 anos de idade.

Em 1960, com 18 anos de idade, fundou a firma Ramos Representações Ltda, e iniciou a carreira de vendedor viajante no ramo de auto peças. Em 1963, fundou em sociedade com os irmãos Frederico dos Ramos e João Batista dos Ramos a Ginjo Auto Peças Ltda, distribuidora de peças para automóveis, caminhões e tratores para todo o Brasil.

Em 1994, também em sociedade com os irmãos Frederico e João, iniciou as obras de restauro do Forte São Francisco, um Monumento Nacional do século XVII, em Chaves, Portugal, que se encontrava em estado de total abandono, transformando-o num hotel de referência, inaugurado em maio de 1997 pelo então Presidente de Portugal, Dr. Jorge Sampaio.

Em 1987, o Dr. Mário Soares, Presidente da República de Portugal, em visita oficial ao Brasil, condecorou-o com a Comenda Medalha do Infante Dom Henrique. Nesse mesmo ano, foi condecorado pelo Governo Brasileiro com a medalha da Honra ao Mérito do Trabalho.

Em 1994, recebeu da Câmara Municipal de São Paulo o título de Cidadão Paulistano, recebeu também da Câmara Municipal de Chaves a Medalha da Cidade. Em março de 2013 retornou à presidência da Casa de Portugal de São Paulo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: