Em novembro, Congresso Internacional dos 150 Anos do Grêmio debate o trânsito literário Brasil-Portugal

Mundo Lusíada

Acontece nos dias 08, 09 e 10 de novembro o Congresso Internacional dos 150 Anos do Grêmio Literário de Belém do Pará, ao Tema: Trânsito Brasil-Portugal.

Essa é a primeira edição do evento que contará com conferências, mesas-plenárias e sessões coordenadas de comunicação, discutindo questões relativas aos estudos Literários para além das fronteiras paraenses.

O congresso reúne 7 convidados nacionais e internacionais e cerca de 500 participantes. O evento é do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará.

De Portugal, participam o Prof. Dr. Carlos Reis (Universidade de Coimbra) e a Profa. Dra. Vânia Chaves (Universidade de Lisboa). Do Brasil, diversos acadêmicos da UFPA, também do Rio de Janeiro e de São Paulo. As conferências acontecem entre a Universidade e o salão nobre do Grêmio.

De acordo com a professora Germana Sales, que compõe a comissão organizadora do evento, o congresso consolida-se como um espaço fundamental para discussões acadêmicas nas áreas de Letras na Região Norte do Brasil. “Essa comemoração dos 150 anos do Grêmio Literário Português é de grande importância para toda a comunidade acadêmica, pois recupera a inauguração da mais antiga biblioteca da cidade e um dos principais acervos em obras raras do Brasil. Esse acervo serve de escopo para diferentes pesquisas acadêmicas, principalmente nas áreas de Letras e História”, declara a professora.

Entre os temas a serem debatidos estão a circulação literária nos dois lados do Atlântico ao longo do século XIX; a presença dos romances portugueses em Gabinetes de leitura estabelecidos no
território brasileiro oitocentista; as Relações literárias e culturais luso-brasileiras, entre outros.

O evento integra as comemorações dos 150 anos de fundação do Grêmio Literário e Recreativo Português de Belém do Pará, conforme adiantou o Mundo Lusíada, que ao longo deste ano tem promovido diversas iniciativas para celebrar a data.

A UFPA já conta com cooperações estabelecidas com o Grêmio Português relacionadas à sua biblioteca, com “acervo muito valioso”. Em 29 de setembro, foi lançada, nas dependências da UFPA, a Cátedra João Lucio Azevedo do Instituto Camões, que visa promover o estudo e a difusão da língua, da cultura e da história luso-brasileira.

A universidade é uma das instituições no país que recebe estudantes portugueses, no âmbito de cooperações bilaterais, e também contam com seus estudantes em instituições de ensino em Portugal.
Mais informações sobre o evento em http://congresso.gremioliterariobelem.com.br/ ou pelo e-mail [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend