Em dia de festa, Casa das Beiras assegura realização do Dia da Comunidade Luso-Brasileira

Por Igor Lopes

CasaBeirasRJ_DiaComunidade

A Casa das Beiras do Rio de Janeiro recebeu mais uma cerimônia em comemoração do Dia da Comunidade Luso-Brasileira. O evento, que decorreu na Zona Norte carioca, no dia 22 de abril, reuniu nomes de peso da comunidade portuguesa na cidade. Organizado em conjunto com a Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras, a festividade contou com a presença do cônsul-geral de Portugal no Rio, Nuno Bello, do vice-presidente da Federação, Ângelo Leite Horto, e do desembargador Sylvio Capanema de Souza, que foi o orador oficial da solenidade.

Durante o seu discurso, o presidente da Casa, José Henrique Ramos da Silva, comentou que “esse dia histórico representa muito para mais de uma centena de clubes, ranchos folclóricos e associações espalhadas pelo país, frutos saudosos de uma colônia realizada e orgulhosa que tem a árdua tarefa de manter vivas as tradições portuguesas no Brasil”.

O presidente da entidade beirã confessou que tem “recebido todos os anos forte pressão para entregar a comemoração desta data para os mais diversos locais”, mas que a Casa “vai manter a tradição independente da vontade de quem quer que seja”. O local recebe a festividade desde 1969.

Por sua vez, o orador da noite esbanjou conhecimento num discurso improvisado de alta qualidade. Sylvio Capanema de Souza relatou detalhes da história do Brasil e conquistou a plateia de dezenas de pessoas.

O evento ficou marcado ainda pela atuação da Banda Portugal, que, regida pelo Maestro José Soares, tocou os hinos dos dois países e da Cidade Maravilhosa no encerramento da sessão, que contou com um coquetel.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: