Em dezembro, rancho traz apresentação feita em Portugal

Por Vanessa Sene Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> Apresentação do Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello no Sumaré

O Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello promoveu seu primeiro Cozido a Portuguesa após o retorno de Portugal. Neste dia 26 de outubro, o grupo se apresentou logo após o almoço e antes do convidado, o Grupo Folclórico da Associação Portuguesa de Desportos, no salão de festas do Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Sumaré, São Paulo.

A digressão por Portugal do R.F. Pedro Homem de Mello rendeu muitos elogios ao grupo, único de São Paulo que viajou cinco vezes para o país. Para o componente Luiz Carlos, a viagem superou todas as expectativas e o grupo ouviu positivas colocações sobre seus trajes e dança.

Segundo o diretor Justiniano Macedo, o Pedrão permaneceu quase um mês em Viana do Castelo, uma noite em Vila Real, e duas noites em Fátima. Eles participaram do XIV Festival Internacional de Folclore do Concelho de Boticas, em Vila Real. Em determinada apresentação, o apresentador do festival pediu licença ao público presente para elogiar a apresentação do grupo que fazia um belo trabalho.

Todo esse esforço é fruto de respeito à cultura popular portuguesa, segundo Justiniano, quem afirma que folclore é “uma dança popular, e não um show”, e deve ser apresentado à moda antiga. “Temos que voltar às origens, não precisa inventar nada” defende.

Além do folclore português, eles levaram também a música brasileira, com apresentações de marchas, folclore de Parintins e samba-enredo da Unidos da Tijuca. E fez tanto sucesso que o rancho luso-brasileiro deixou os seus aparelhos por lá para as próximas apresentações de samba, durante a próxima digressão ao país, e que, se tudo der certo, deve acontecer em 2010.

Durante o último Cozido a Portuguesa, eles apresentaram um dos trajes trazidos de Portugal para compor o guarda-roupa do Pedrão. Em 07 de dezembro, o grupo volta a promover seu almoço, mostrando novos trajes e trazendo a mesma apresentação feita em Portugal para o público de São Paulo. A data ainda vai marcar o aniversário de 20 anos do grupo e o lançamento da segunda edição do CD lançado por eles e esgotado durante sua viagem.

Outro rancho que também comemora aniversário é o Grupo Folclórico da Portuguesa. Durante a Adega da Lusa no próximo dia 08, a Portuguesa comemora 21 anos de fundação e homenageia colaboradores e patrocinadores. Já no dia 15, a Lusa promove o Festival de Folclore com diferentes grupos, além de homenagens e gastronomia típica.

Saiba mais detalhes na Agenda de Eventos do Mundo Lusíada >>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend