Elos de Santos homenageia Elos de Faro

Da Redação Divulgação

O Elos Clube de Faro foi agraciado com a Medalha de Mérito "Eduardo Dias Coelho", por ocasião do seu jubileu de prata, concedido pelo Elos Clube de Santos – Célula Matter, no Brasil.

Na mesma data, a Casa-Museu Maria José Fraqueza foi também agraciada com a mesma medalha de mérito, por ocasião da sua inauguração.

"Tal distinção, que muito nos honra, faz-nos desejar crescer e consolidar novos projetos, com redobrada motivação e determinação, cientes da responsabilidade de honrar todo o movimento elista e em particular o ideal elista de Eduardo Dias Coelho, nosso fundador" afirma em comunicado a direção do Elos Clube de Faro.

O Movimento Elista foi fundado em 8 de Agosto de 1959 pelo Dr. Eduardo Dias Coelho, médico da Sociedade Portuguesa de Beneficiência e membro do conselho deliberativo da Associação Atlética Portuguesa, em São Vicente, litoral paulista no Brasil, no local denominado Prainha, localizado defronte da enseada onde ancoraram as caravelas de Martin Afonso de Souza.

O Elismo é um movimento de congregação de valores humanos dispostos ou, pelos menos, predispostos a defenderem a aliança e a promoverem a boa compreensão dos povos de língua portuguesa. Veículo de propagação e de defesa dos ideais que formam a comunidade lusíada é também o Elismo, por decorrência e paralelamente, fonte de alta confraternização de quantos nele se integram. Tendo por trilha o idioma português, pois, fadado a se expandir por lugares os mais diversos e distantes, o Elismo é um símbolo de manutenção e garantia da sobrevivência, em qualquer lugar do mundo, de princípios e ideais que a língua mater conferiu e consolidou nos homens de todos os tempos.

Deixe uma resposta