Elos Clube comemora 50 anos de fundação

Atividades na Baixada Santista e no ABC Paulista marcaram as comemorações do Jubileu de Ouro.

Por Ronaldo Andrade e Vanessa Sene

Mundo Lusíada

>> Descerramento da placa do Jubileu de Ouro na sede do Elos Clube ABC, com a presença do Presidente Internacional.

Várias atividades marcaram o 50º aniversário do Elos Clube, que foi fundado no dia 8 de agosto de 1959 pelo médico santista Eduardo Dias Coelho. As comemorações foram iniciadas na sede do Elos Clube do Grande ABC, com um jantar em 05 de agosto, reunindo os presidentes dos Elos Clubes de São Paulo, Norte, Sul, Oeste e ABC, além do Presidente Internacional, Alcindo Augusto Costa.

Para a presidente do Elos ABC, Márcia Rodrigues, a sede do clube lhe dá mais oportunidade para a expansão do movimento. “E a visita do Presidente Internacional aqui no Brasil só veio agregar valores e trazer mais força. Vemos aqui hoje reunidos, no meio da semana, amanhã é um dia útil, cerca de 60 pessoas. Fizemos o 5º Encontro e reunimos outras 40, para falar da língua. Isso é uma grande vitória” disse, afugentando a idéia de que os Elos Clubes em São Paulo estão acabando.

Ainda no ABC, esteve presente também a Governadora do Distrito II, Rosmary Correa, quem agradeceu todo o trabalho desenvolvido pela vice-presidente do Elos Internacional para a América do Sul, Maria Inês Botelho, em prol do elismo. Antes do jantar, oferecido pelo Buffet Fabricando Sonhos, foi descerrada uma placa no hall da unidade, marcando o ano do Jubileu de Ouro do Movimento Elista.

Baixada Santista No dia 6 de agosto, houve sessão solene na Câmara Municipal de São Vicente, onde o vereador Paulo Humberto Lacerda foi homenageado. No dia 7, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Santos, Marcus De Rosis, também recebeu homenagem na Academia Santista de Letras. No dia 8, no período da manhã, foi realizada solenidade no Portal da Lusofonia, com a presença de membros de várias unidades elistas do Brasil. No evento, foi descerrada uma placa alusiva à data pela vice-presidente do Elos Internacional para a América do Sul, Maria Inês Botelho.

Para o presidente do Elos Clube de Santos – Célula Mater, Lázaro Cerino da Fonseca, o trabalho desenvolvido pelos membros “tem sido árduo, mas de grande satisfação, pois todos estão envolvidos com a causa”. O presidente internacional do Elos Clube, o português Alcindo Augusto Costa, também afirmou estar satisfeito com o trabalho realizado e com a programação do evento: “Vim de Lisboa especialmente para o aniversário”, declarou. “Nós queremos acima de tudo prestar homenagem a todos quantos tem colaborado com o Movimento Elista”.

À noite, em jantar realizado no Miramar Hotel, foi entregue o troféu Elos de Imprensa Giusfredo Santini para o diretor-presidente do jornal A Tribuna, Marcos Clemente Santini, que foi representado pelo editor-chefe Wilson Marini. Além disso, receberam a Medalha de Mérito Eduardo Dias Coelho o secretário de Cultura de Santos, Carlos Pinto, e o presidente internacional.

Presenças ainda de Sidney Cardoso de França, governador do distrito I; Maria Araújo Barros de Sá e Silva, presidente de honra; Francisco Hermes Rodrigues Oliveira, presidente em exercício do Elos de São Vicente; e José Roberto Frutuoso, secretário geral, também em S. Vicente.

Ainda no início do mês, dia 03 em Brasília, uma sessão na Câmara dos Deputados foi marcada pela proposta do deputado João Carlos, do Paraná, sobre uma lei que declara 8 de Agosto como o dia do Movimento Elista. “Houve a oportunidade de ouvirmos quatro deputados, cada um do seu partido, apoiando o Movimento Elista, e apoiando esse nosso projeto” afirmou o Presidente Internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend