Diáspora chamada a participar do “Funchal 2027 Capital Europeia da Cultura”

Da Redação

Está aberta a chamada à apresentação de projetos artístico/cultural no âmbito da candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura em 2027.

São elegíveis candidaturas por parte de entidades coletivas e artistas individuais, em todas as áreas artísticas e projetos de pesquisa relacionados com a História e o Patrimônio Cultural Material e Imaterial local e /ou Europeu, incluindo projetos editoriais, circulação de obras e residências artísticas.

Segundo a Câmara Municipal do Funchal, o prazo de submissão de propostas segue até 31 de Maio 2021. Informação adicional pode ser enviada para o e-mail [email protected]

Diáspora

Ao Mundo Lusíada, a equipe da missão que estrutura a candidatura informou que o contato com a Diáspora madeirense permitirá iniciar parcerias na divulgação da agenda de atividades, incitar à participação e desenvolver relações de intercâmbio, e participação dos artistas na Diáspora na programação do projeto.

“Esperamos sensibilizá-los para o interesse desta Candidatura” informa a equipe de missão da candidatura da cidade do Funchal a Capital Europeia da Cultura 2027.

Sob o lema “Além do mapa, uma cidade de encontros”, o Funchal 2027 tem como desígnio agregar não só o Arquipélago, mas a sua Diáspora e as Regiões Ultraperiféricas Europeias.

“Para nós, é imperioso o envolvimento da comunidade emigrante nas atividades; seja através da comunicação da agenda cultural da região, seja através da integração de novos projetos ou que estejam a decorrer na diáspora. Todas as ideias serão fundamentais na promoção de atividades culturais e artísticas, sob um espírito de cooperação que engrandece o ideal Funchal 2027”.

Os projetos podem ser inéditos ou já existentes – e desde que comunguem do propósito definido para a diáspora – sejam culturais e artísticos, que consagrem a comunhão entre o Funchal e as comunidades dispersas pelo globo.

A data limite para entrega dos projetos é 31 de maio, por entidades coletivas e artistas em nome individual, com um mínimo de dois anos de atividade continuada.

Os resultados serão divulgados após 31 de agosto. Todos os Projetos são avaliados por um júri constituído por uma equipe multidisciplinar.

As informações, regulamento e o formulário de candidatura, está no site oficial do Funchal 2027 no endereço: https://funchal2027.cm-funchal.pt/chamada-a-apresentacao-de-projetos/.

A Câmara Municipal do Funchal e os restantes dez municípios da Região Autónoma da Madeira criaram uma plataforma conjunta para a candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura 2027.

A Madeira é constituída por onze concelhos: Funchal, Santa Cruz, Machico, Santana, São Vicente, Porto Moniz, Calheta, Ponta do Sol, Ribeira Brava, Câmara de Lobos e Porto Santo.

A candidatura do Funchal assenta em três eixos: diversidade, encontro e descentralização – e pretende integrar o maior número possível de parceiros, entre agentes culturais, associações, cidadãos e também o Governo Regional.

Todas as cidades geminadas com o Funchal foram também convidadas a participar no projeto.

Na corrida ao título Capital Europeia da Cultura 2027 está o Funchal e mais 10 cidades portuguesas: Ponta Delgada, Faro, Évora, Oeiras, Leiria, Coimbra, Aveiro, Braga, Viana do Castelo e Guarda.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: