Dia de Portugal é comemorado com Sessão Solene na Câmara de São Bernardo

10Jun_CamaraSBC
Por Odair Sene
Dia 9 de junho a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo recebeu convidados luso brasileiros, portugueses e munícipes da cidade para uma Sessão Solene em homenagem ao Dia de Portugal, comemorado oficialmente no dia 10 de junho.
O requerimento e a presidência da mesa foi do vereador Hiroyuki Minami, que contou com a parceria da Casa de Portugal do Grande ABC na comissão organizadora e indicação de nomes para a “Moção de Congratulações”, homenagens que foram entregues às seguintes personalidades indicadas: Antonio Armando Pontes Ferraz e Sra. Rosilene de Oliveira Ferraz, Zuleide Arantes Furlim, Manuel Ferreira, Maria Agostinha Paiva Brites, Francisco Flauso Pereira, Marcelo Rosa Santos, Péricles Marques, Marcelo Rocco e Rosa Azevedo de Sá.
O evento, comandado no protocolo pelo Amílcar Pezzolo (cerimonial), foi aberto com a entronização dos pavilhões por integrantes do Tiro de Guerra. Foram executados os hinos de Portugal, do Brasil e de São Bernardo, dando início à sessão com a palavra do presidente da mesa Hiroyuki Minami, que compôs a mesa com Antonio Rubira e Ademir Pardo (ambos dirigentes do Hospital Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul), o presidente da Casa de Portugal, Carlos José Rodrigues, seu vice Paulo Freitas e ainda Geraldo Faria Rodrigues Junior, além do adido do Consulado de Portugal, Gonçalo Capitão, e o Marcelo Rocco, do Elos Clube ABC.
Minami fez uma breve referência aos navegadores portugueses que chegaram em Porto Seguro na Bahia, com dez naus e 1.200 homens comandados por Pedro Álvares Cabral e naquela tarde do dia 22 de abril de 1.500 marcaram definitivamente os destinos de um povo que até os dias de hoje se identifica com a cultura, a culinária e um povo que trabalha pela manutenção dessa relação.
“Os portugueses conquistaram aos poucos um espaço em nosso país, trazendo consigo as artes, os costumes e exercendo forte influência em nossa cultura, especialmente na culinária brasileira. Com muito trabalho e dedicação, os portugueses contribuíram e continuam contribuindo para a construção e o desenvolvimento do Brasil e para o progresso do município de SBC”, falou o proponente da sessão.
Na sequência, em representação do Consulado de Portugal falou o adido Gonçalo Capitão exaltando as relações entre Brasil e Portugal e valorizando a importante solenidade realizada na Câmara de São Bernardo e parabenizando pela organização.
A mesa procedeu as homenagens tendo entre os congratulados, nomes ligados à Casa de Portugal, como o vice Péricles Marques, Marcelo Rosa e ligado ao Elos Clube o Marcelo Rocco. O Francisco Azevedo Marques que estava com a Rosa Azevedo de Sá na homenagem também é frequentador da Casa de Portugal.
Depois das homenagens teve vez o Coral da Beneficência Portuguesa de SCS, que teve uma apresentação brilhante, deu um valor ainda maior à integração das pessoas e entronização do cunho artístico no evento e foi efusivamente aplaudido pelo público.
O deputado Orlando Morando apareceu durante a apresentação do Coral, falou ao microfone para cumprimentar os componentes da mesa, o público e parabenizou a todos e se retirou. Teve ainda uma apresentação artística, de dança (valsa), promovida por um dos casais homenageados da noite: Antonio Ferraz e Rosilene Ferraz.
E representando a Beneficência falou o vice Antonio Rubira valorizando o posicionamento da instituição no mercado da saúde, não só na cidade de São Caetano como no Grande ABC. Depois de elogiar a postura do vereador Minami na condução da solenidade, fez referencias ao Coral que foi uma atração trazida pela “Bene” nesta noite de comemoração. Sobre a condução administrativa do hospital, Rubira disse que para ele, o importante é o que as pessoas fazem sem envolver dinheiro, “quando envolve o caráter e a dignidade”, disse valorizando esse conceito. E ainda referiu que ele e seu presidente Ademir Pardo, estão há 14 anos administrando o hospital, tendo pago 60 milhões de dívidas sem empréstimos bancários: “e estamos lá fazendo nosso trabalho”.
Em seguida o vereador Minami encerrou a sessão comemorativa do 10 de junho, e ao Mundo Lusíada disse que já comanda este evento há mais de cinco anos. “O poder legislativo tem também como atribuição reconhecer as comunidades e homenagear, e sem dúvida uma delas é a comunidade portuguesa, que celebra o Dia de Portugal no 10 de junho”. Os convidados se confraternizaram no saguão da Câmara a base do tradicional caldo verde e a brasileira canjica na fria noite de oito graus de temperatura.
10Jun16_CamaraSBC

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: