Dia de Portugal dá colorido especial ao Centro Histórico de Santos

Por Ronaldo Andrade

Para Mundo Lusíada

O cônsul-honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, com os alunos da Escola Portuguesa.

A Praça Mauá, no Centro Histórico de Santos, viveu no dia 12 de junho um momento diferente, com a celebração do 2º Dia de Portugal que coloriu, especialmente com as cores verde e vermelho, o bonito dia que pairou sobre a cidade, ao som de músicas do repertório folclórico lusitano, que atraíram milhares de pessoas ao local.

O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, recebe homenagem.

O evento foi aberto com a execução dos hinos de Brasil e Portugal, e durante a solenidade o prefeito João Paulo Tavares Papa, que anunciou a entrada do Dia de Portugal no calendário oficial da cidade, recebeu uma placa das mãos do cônsul-honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, que ressaltou a importância da realização de eventos que ajudam a preservar a cultura e o legado que os portugueses construíram no município, como a Escola Portuguesa. O idealizador da festa, o chef José Paiva, também foi homenageado com uma placa, entregue pelo prefeito.

Depois o público pôde conferir as apresentações da Banda Filhos da Tradição, ranchos folclóricos da Casa de Portugal de Praia Grande, Veteranos Amigos do Folclore , Vasco da Gama, Verde Gaio, Tricanas de Coimbra, A.A. Portuguesa Santista e Típico Madeirense, além dos Poetas Vivos, das cantoras Cleide e Cléia, Marli Gonçalves e também o trio Carla Lemos, Rosi Padron e Cláudio Mauriz.

Os bondes que realizaram o passeio da Linha Turística também estavam enfeitados com as cores da bandeira lusitana, e foram montadas ainda tendas com exposição de artesanato, doces e roupas típicas, objetos do folclore e material turístico de Portugal. A renda obtida com a venda desses produtos será destinada à Escola Portuguesa, que levou alunos ao evento. Além disso, o público pôde doar peças de roupas para a Campanha do Agasalho, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Santos.      

O evento foi organizado pelo Consulado Honorário de Portugal em Santos e pelo Conselho das Comunidades Portuguesas, com patrocínio do restaurante Quinta da XV, Banco Banif, Anamar, Aldeias Supermercados, Armando Viagens e Turismo, Comercial e Construtora Âncora, Estrutura Construtora e Incorporadora, Grupo Mendes, Mendes Plaza Hotel, Quatro Quintas Chopperia & Gourmet, Mauá Construtora, Jo Duarte Balanças e Refrigeração, Monumento Shopping Car & Motos, Supermercado Varandas, Grupo Macuco e Vasco da Gama Turismo. Apoiaram o evento a Prefeitura Municipal de Santos e o Bar Leogaia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: