Dia da Madeira e das Comunidades comemorado em grande estilo

Por Ronaldo AndradeDe Santos, para Mundo Lusíada

Ronaldo Andrade

>> Apresentação do Rancho Folclórico Típico Madeirense.

O secretário Regional do Plano e Finanças da Região Autônoma da Madeira, Dr. José Manuel Ventura Garcês, esteve em Santos no dia 29 de junho. Acompanhado pela esposa Rita Silvana Gomes Carvalho, foram recepcionados pelo prefeito João Paulo Tavares Papa. No encontro, visitaram o Centro Turístico, Cultural e Esportivo do Morro do São Bento, realizaram passeio pelo Centro Histórico e em seguida foram recebidos na sede da Casa da Madeira, no bairro da Vila Mathias, tradicional reduto de portugueses.

O evento teve início com a missa na Igreja Nossa Senhora da Assunção e hasteamento das bandeiras do Brasil, de Portugal e da Ilha da Madeira, ao som dos hinos brasileiro, português e madeirense – este sendo tocado pela primeira vez no local – executados pela banda do Comando de Policiamento do Interior Seis (CPI-6), da Polícia Militar.

O prefeito destacou que “Santos tem um grande apreço pela comunidade madeirense, além de ser uma cidade que tem vocação para receber pessoas de todo o mundo”. Após o pronunciamento, Papa entregou ao secretário uma reprodução do painel do Centro Cultural, confeccionado pelo artista plástico Ademir da Costa. No seu discurso, José Garcês destacou a união entre as duas cidades: “Os imigrantes madeirenses foram bem recebidos em Santos”, afirmou, oferecendo ao prefeito um bordado do Palácio São Lourenço, localizado em Funchal, capital da Região Autônoma da Madeira.

O presidente da Casa da Madeira de Santos, José Maria Rodrigues Ferreira Filho, destacou sobre o evento: “Essa visita é um marco para a comunidade, numa data tão comemorativa, pois vem externar o grande laço de amizade entre as autoridades da Madeira e os imigrantes aqui no Brasil”, afirmou, estimando entre 20 a 25 mil o número de madeirenses e descendentes que vivem na Baixada Santista.

Para o coordenador do Conselho das Comunidades Portuguesas, José Duarte, a visita “é de extrema valia para a comunidade madeirense, pois são pessoas muito agarradas às origens, esperando com muita ansiedade a presença de um representante do governo para prestigiá-los. Tenho muitos amigos no morro do São Bento e possuo a máxima consideração por eles”. O presidente do Centro Português, Alberto Tavares Barreiros, também esteve na cerimônia: “É muito importante a visita do secretário. Embora seja uma ilha regional, é Portugal também. Para nós é um orgulho muito grande”.

Após os discursos, o Rancho Folclórico Típico Madeirense apresentou danças características da Região Autônoma da Madeira. A presidente do Rancho, Claudete Pereira de Souza, falou a respeito das atividades – incluindo da cultura madeirense – desenvolvidas no Centro Cultural: “Temos quase três mil pessoas que participam dos cursos, em parceria com a prefeitura”. Claudete também falou sobre a programação do grupo: “Contamos atualmente com sete pares. No próximo dia 12 de julho iremos participar, em São José dos Campos, do 7º Festival da Amizade, do programa Revelando São Paulo”. Ela também destacou a tocata tradicional que o Rancho possui, com bonecos e instrumentos musicais.

Logo depois da apresentação artística, a comitiva liderada pelo conselheiro das Comunidades Madeirenses, José Narciso Fernandes Inácio, fez um passeio pelo Centro Histórico da cidade. Vários pontos ligados à comunidade portuguesa fizeram parte do trajeto, nomeadamente o Centro Português, a Praça da República – onde se encontram a Alfândega e a estátua do fundador de Santos, o português Braz Cubas – além do Paço Municipal.

Homenagem na Casa da MadeiraEm seguida, o secretário e a esposa foram homenageados na sede da Casa da Madeira. Eles assinaram o livro de presença e receberam dos membros da entidade uma placa comemorativa e um quadro. Após rápidos discursos do presidente e do secretário, foi servido o tradicional vinho da Madeira de Honra, onde os presentes brindaram à amizade entre os povos santista e madeirense.

Para Rita Silvana Gomes Carvalho, esposa do secretário, “a recepção das pessoas foi muito calorosa, tipicamente madeirense”, afirmou. Por fim, para o conselheiro das Comunidades Madeirenses, José Narciso, a visita do secretário “é uma demonstração da preocupação do governo da Madeira com o seu povo”, destacou.

Estiveram presentes ainda Manoel Constantino, vereador de Santos; Jorge do Valle, presidente do Tricanas de Coimbra; Vasco de Frias Monteiro, membro do Conselho das Comunidades Portuguesas, entre outros.

Palestra e coral marcam dataA Casa da Madeira de Santos organizou no dia 1º de julho um evento para comemorar o 32º Aniversário de Autonomia da Região Autônoma da Madeira.

Organizado pela diretoria, sob a presidência de José Maria Rodrigues Ferreira filho, o evento contou com cerca de 100 pessoas, que se emocionaram com a palestra da professora-doutora Clotilde Paul e com o Coral Vozes de Esperança, que interpretou músicas como Coimbra e o Bailinho da Madeira, além dos hinos do Brasil, Portugal e da Madeira.Em seu pronunciamento, Clotilde destacou as origens e a história da Região Autônoma da Madeira, além de sua capacidade econômica, especialmente na área de turismo, que ajuda a atrair capital estrangeiro.

Para o vereador da Câmara Municipal de Santos, Ademir Pestana, “a repercussão mundial que a autonomia concedeu à Madeira é uma mostra que o projeto deu certo”.

Logo após o evento, foi servido um coquetel aos presentes. No dia 06, a entidade promove um almoço para celebrar a Autonomia.

Presenças de Vitor de Souza e Otávio de Souza, da agência de turismo Vasco da Gama: Alexandre Monteiro, do Rancho Folclórico da Associação Atlética Portuguesa; Gabrielo Gabbrielleschi, apresentador do programa Portugal e sua Gente, e a esposa Dirce Lamos; Claudete de Souza, do Rancho Folclórico Típico Madeirense; Margarete Simões, do Banco Banif e José Rodrigues Liberado, apresentador do programa Saudade da Minha Terra – Portugal, (Saudade FM 100,7 – domingo das 8h às 9h).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend