Dia da Comunidade comemorado em Santo André

 

Mundo Lusíada

Dirigentes associativos da comunidade portuguesa durante a sessão solene na Câmara Municipal de Santo André.

Reuniram-se nesta terça-feira, 17 de abril, diversos representantes da comunidade portuguesa, principalmente da região do ABC Paulista. Na mesa solene, estiveram André Magalhães, presidente da Casa de Portugal do Grande ABC, Arnaldo Nobre da Conceição, presidente do Elos Clube do ABC, Antonio de Almeida e Silva, presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, o presidente da Câmara José Montoro Filho (PT), e a diretora de Relações Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Regional, Renata Castro Boulos, representando o prefeito João Avamileno.

Em discurso, o orador da Câmara, vereador Airton Bíscaro (PSDB), ressaltou a fundação de Santo André pelo português João Ramalho durante a colonização portuguesa no Brasil. Em seguida, o elista Vital Vieira Curto fez um discurso emocionado sobre a participação portuguesa na formação da nação brasileira, e citou riquezas deixadas no país pelos portugueses, inclusive de cunho cultural, destacando especialmente a língua portuguesa. Segundo ele, grandes nomes na história do Brasil e ações de portugueses descobridores, que muito criaram, implementaram e desenvolveram no Brasil, não têm o devido reconhecimento.

“Pela primeira vez, a sessão solene foi uma aula de história dada pelo elista Vital Vieira Curto. Realmente, de todos os oradores que eu tenho acompanhado, ele foi aplaudido em pé. O Vital comoveu porque trouxe a essência da participação de Portugal no descobrimento e no desenvolvimento do Brasil, mostrando que o português não é aquilo que falam, mas aquilo que é” disse ao Mundo Lusíada o elista Arnaldo Nobre.

Durante o evento, foi exibido um vídeo sobre Portugal, apresentando diversas regiões do país, produzido pelo jornalista Orlando Duarte que também é ligado à Associação Portuguesa de Desportos.

 

Leia mais >> “Onde estamos errando?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend