Desfolhada promovida na Casa de Portugal do ABC

A desfolhada à moda antiga é reproduzida por alguns grupos folclóricos portugueses para demonstrar o trabalho agrícola de famílias portuguesas no campo. Tradicional da região do Minho, ela é geralmente realizada durante a noite, regada a muito vinho, enquanto os familiares separam as espigas de milho.

O Aldeias de Portugal já havia feito a representação, no Centro Trasmontano de São Paulo, desde a colheita até a desfolhada. Já na Casa de Portugal do ABC foi feita apenas a desfolhada e a distribuição dos pães. O grupo reproduziu a cultura aos moldes de muitos avós portugueses, que hoje assistem à cena nos palcos de associações da comunidade luso-brasileira.

 

Mundo Lusíada

João Calado Nunes, André Magalhães e Paulo Freitas receberam homenagem do Aldeias de Portugal.

O grupo convidado apresentou um repertório sobretudo do norte de Portugal e ainda, apresentou o novo CD lançado recentemente no seu evento mensal, Tasca do Aldeias, mesmo título do CD. Durante o evento, patrocinadores do projeto foram chamados ao palco pelo apresentador do grupo, João D’Ana. Receberam homenagens pelo apoio ao projeto o presidente da Casa de Portugal do ABC, André Magalhães, Paulo Freitas em nome da Numatur Turismo, João Calado Nunes (Transportes Santa Maria), e Belarmino Marta (Osastur) que não esteve presente.

O projeto musical do Aldeias de Portugal “Tasca do Aldeias” foi lançado em abril deste ano, e reuni 17 faixas inéditas. Na próxima edição, o Jornal Mundo Lusíada sorteia o novo CD do grupo para assinantes e internautas, acompanhe os resultados. A desfolhada Segundo o ensaiador Manuel Fernandes, o Grupo Folclórico Aldeias de Portugal não foi o primeiro grupo a representar a Desfolhada em São Paulo, mas inovou na sua apresentação.

No Centro Trasmontano, o Aldeias fez uma reprodução do trabalho agrícola desde a colheita do milho, seguida da desfolhada, encenada com jogo de luz e grupos divididos no palco. Os presentes são chamados a participar e todos sentam para fazer a famosa desfolhada, cultura típica da região minhota. Porém, a desfolhada já foi promovida por outros grupos folclóricos em São Paulo, esclareceu o ensaiador, como por exemplo por grupos da Associação Vilas de Portugal e da Casa de Portugal da Praia Grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend