Deputado Paulo Porto visitou comunidades no Brasil

Foto: Reunião no Consulado Geral de Portugal em São Paulo com o Dr. Jorge Longa Marques, Cônsul Geral Adjunto e Dr. Francisco Costa, Delegado da AICEP.

Mundo Lusíada

Depois de um longo período sem visitas aos círculos eleitorais, no dia 08 de outubro o deputado Paulo Porto Fernandes pôde retornar ao Brasil e visitar algumas comunidades portuguesas das cidades de São Paulo, Santos, Campinas e São Carlos (no interior do Estado).

A última viagem ao círculo eleitoral de fora da Europa feita pelo deputado aconteceu no final de fevereiro, com início já em março de 2020, quando visitou Toronto e região, no Canadá e as cidades de Nova Iorque, Newark e Dallas, nos Estados Unidos, “quando pude ter contato com nossas comunidades portuguesas da América do Norte e perceber melhor suas realidades e demandas”, disse ele ao Mundo Lusíada.

Desta vez ele visitou o Brasil em uma situação totalmente diferente da que encontrou no ano passado, encontrando um país assolado por uma terrível pandemia e dividido por disputas políticas internas, “entretanto a esperança e a alegria do povo continuam inabaláveis”, conferiu.

Roteiro das visitas
No primeiro dia, 08 de outubro, visitou a Casa de Portugal de São Paulo, a casa mãe das associações naquela cidade, e ao final do dia concedeu entrevista ao programa do radialista Martins Araújo e da Adriana Cambaúva, na rádio Trianon, “onde abordei a recente alteração à Lei da Nacionalidade e os Programas de Apoio à Diáspora. No dia seguinte, dia 9 estive em visita oficial ao Consulado de Portugal em São Paulo e, ainda, na parte da tarde fui visitar o Escritório Consular de Santos para melhor perceber as dificuldades das nossas comunidades e daqueles postos”, referiu ele.

Já no dia 13, Paulo Porto visitou as dependências da Portuguesa de Desportos, onde pôde se encontrar com alguns dirigentes associativos da comunidade portuguesa de São Paulo. No dia 14 o deputado foi recebido pela comunidade portuguesa de Campinas em almoço, onde pôde divulgar as iniciativas legislativas recentes e programas de apoio ao investimento em Portugal. “No mesmo dia, pela tarde, continuei viagem até São Carlos, onde pude me reunir com os dirigentes da Casa de Portugal de São Carlos, onde tratamos de assuntos de interesses da comunidade e dos programas de apoio ao associativismo”.

No dia 15 fez uma visita à Penitenciária Feminina da Capital em conjunto com o Dr. Jorge Marques, Cônsul Geral Adjunto de Portugal em São Paulo, para tratar das questões dos cidadãos portugueses presos, sendo que após a visita foram até a Casa de Portugal de São Paulo onde o deputado foi condecorado com a Medalha Comendador Pereira Queirós.

“A noite fui recebido pela diretoria e Conselho da Casa dos Açores, onde debatemos sobre temas de interesse das comunidades e do movimento associativo. Na segunda-feira fui ao Clube Lusitano onde me encontrei com a comunidade Portuguesa da Vila Maria e região”, disse ele que no dia 16 voltou a Santos onde visitou o Centro Cultural Português, a Casa da Madeira de Santos e a comunidade portuguesa de Santos.

“No sábado dia 16, finalizei as atividades com uma entrevista no programa da Eyana Martins e Tiago Felipe, na rádio Nova Brasil”, completou o Dr. Paulo falando com exclusividade ao Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: