Consulado Geral de Portugal retoma novos pedidos de nacionalidade em SP e Santos

Mundo Lusíada

Após informar que suspenderia novos pedidos de nacionalidade, o Consulado de Portugal em SP confirma agora que retomará os pedidos de cidadania a partir do mês de novembro.

“Por decisão do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo e o Escritório Consular de Portugal em Santos voltarão a recepcionar pedidos de nacionalidade portuguesa a partir do dia 1 de novembro” divulga em nota o Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

O consulado geral de Portugal na cidade de São Paulo, a maior do Brasil, chegou a suspender, neste mês, a recepção de novos pedidos de reconhecimento de nacionalidade, devido à alta procura.

A decisão do consulado de São Paulo foi justificada, em comunicado colocado na Internet, com a forte procura de novos pedidos de reconhecimento de nacionalidade e a necessidade de analisar com maior rapidez os processos em andamento.

“Por forma a evitar ainda maior lentidão na análise dos processos que já se encontram pendentes de tratamento por este posto consular e por outras autoridades portuguesas, o consulado geral vê-se forçado a suspender temporariamente a admissão de novos pedidos de nacionalidade – em São Paulo e no Escritório Consulado em Santos, igualmente sobrecarregado com solicitações”, refere o mesmo comunicado, que prometia reabrir o processo em 02 de janeiro.

No dia 20, o PSD chegou a exigir ao Governo português que adote “de imediato” medidas para resolver os problemas com novos pedidos de reconhecimento de nacionalidade que diz afetarem São Paulo, Santos e outras localidades no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend