Consulado de Portugal terá uma representação no ABC Paulista em 2015

Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada

O presidente Paulo Freitas, o Cônsul Paulo Lourenço, o Secretário da SECP José Cesário e o dirigente da Beneficência de SCS Antonio Rubira.
Foto Arquivo: Paulo Freitas e o Cônsul Paulo Lourenço, com o Secretário da SECP José Cesário e o dirigente da Beneficência de SCS Antonio Rubira.

Em uma iniciativa inédita, o atual presidente da Casa de Portugal do ABC, Paulo Freitas, foi convidado a assumir novas funções no Consulado de Portugal em São Paulo, que terá em 2015 uma representação na região do ABC Paulista.

“Fui convidado pelo cônsul Paulo Lourenço a ser representante do Consulado de Portugal para a região do Grande ABC. A partir do ano que vem vamos trabalhar em conjunto para promover eventos com o Consulado de Portugal, que está fazendo essa experiência” afirma ao Mundo Lusíada Paulo Freitas esclarecendo que não se trata de cônsul-honorário já que não faz sentido pela curta distância com a capital paulista.

“A região do ABC terá uma pessoa representativa do Consulado de Portugal, para tratar de assuntos entre as empresas e autoridades locais. Então vamos começar um trabalho diferente a partir de janeiro” afirma Paulo esclarecendo ainda que não terá nenhum tipo de atendimento do Consulado, sendo exclusivamente um trabalho voltado para o empresariado.

“É uma mentalidade diferente, que passa por expandir o nome de Portugal nas regiões espalhadas por São Paulo. Tendo um representante do Consulado para a região do ABC, vamos estreitar a relação do governo de Portugal e os governos locais e empresariado aqui do ABC”.

Segundo Paulo, os eventos promovidos dentro deste projeto podem ser realizados na Casa de Portugal, ou não, voltados para um público diferenciado e seleto.

“Vamos começar a trabalhar a partir de janeiro, não posso adiantar nada ainda mas futuramente vamos ter novidades neste sentido, envolvendo todo o grande ABC e todas as prefeituras” diz Freitas citando por exemplo contatos com as grandes empresas instaladas na região, como as principais montadoras de veículos.

“É um teste, temos que aparecer, a partir deste momento as oportunidades virão” defende Freitas em entrevista ao Mundo Lusíada, durante o último evento de sua gestão na Casa de Portugal do Grande ABC, em Santo André.

3 Comments

  1. Para bens ao Consulado Português por esta iniciativas. Não sou português e sim brasileiro com nacionalidade espanhola, más a minha esposa é filha de português nascido no alentejo, veio criança, más minha, apesar de os pais dela serem falecidos, ela quer ter a nacionalidade portuguesa. Como fazer. André G.Duran

  2. Bom dia desculpa sei que este espaço não e pra esto mais precisso de uma ajuda como faco pra tira um visto ou um passaporte para portugal

  3. Olá
    Gostaria de tirar uma dúvida sobre cidadania.
    Meu pai e portugues mas faleceu recentemente. O que eu preciso fazer a quais documentos preciso para tirar minha cidadania portuguesa?
    Grata…Jacinta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend