Cônsul de Portugal no Rio visita sede campestre da Casa de Viseu

ConsulRio_CasaViseu

Por Ígor Lopes

No sábado (18/02), foi dia de encontrar o Cônsul-Geral de Portugal no Rio, Jaime Van Zeller Leitão. Acompanhado pela esposa, consulesa Maria Eduarda Leitão, o diplomata, que chegou ao Rio em setembro, após passar pelas embaixadas de Singapura e dos Emirados Árabes Unidos, esteve em um almoço na imponente sede campestre da Casa do Distrito de Viseu, em Guapimirim, região metropolitana do Rio.

Durante o dia, a diretoria do clube viseense falou sobre as atividades da entidade e dos anseios da comunidade portuguesa carioca. A autoridade portuguesa aproveitou para conhecer parte dos espaços verdes e de excelência da sede campestre.

Flavio Martins, presidente da Casa do Distrito de Viseu e presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), traçou o panorama atual da comunidade e da preocupação em manter viva a chama da cultura lusitana no Brasil, em especial, na cidade maravilhosa.

Por sua vez, o cônsul mostrou-se disponível para discutir e refletir os assuntos propostos. Falou também sobre o início do atendimento consular nas novas instalações do consulado, no Palácio São Clemente, em Botafogo, o que deve acontecer em maio. A obra está prevista para terminar no final de abril.

Estiveram também presentes no encontro parte da atual diretoria viseense, ex-presidentes da Casa como Antonio Cardão e Antonio Lopes, a conselheira das comunidades pelo Rio, Maria Alzira de Sousa Leal da Silva, a primeira dama da Casa de Viseu, Luciane Marquesan, a fadista Maria Alcina Pinto Da Costa Duarte, a advogada Ana Lopes e parte da imprensa luso-brasileira.

Nos bastidores da política em Lisboa, especula-se que o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, virá ao Rio para o evento do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho. Ainda no âmbito das comemorações, o Rio vai receber o navio-escola Sagres, que já esteve na cidade durante as olimpíadas, em 2016.

Segundo apupou o Mundo Lusíada, o presidente português deve seguir, depois do Rio, para São Paulo no dia 11 de junho para as comemorações da data também na capital paulista.

Com data marcada para ocorrer no meio deste ano, está sendo organizada no Rio mais uma edição das “Festas Populares”, com uma programação dedicada à cultura portuguesa, sob a responsabilidade da empresária Connie Lopes.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend