Conselho do Maranhão fez homenagem à Sociedade Humanitária 1º de Dezembro

Da Redação

O Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão divulgou na última semana uma nota em homenagem ao hospital português Sociedade Humanitária 1º de Dezembro, no nordeste brasileiro.

No dia 1º de dezembro comemorou-se mais um ano da Restauração da Independência em Portugal contra a dinastia espanhola dos Felipes, que governou o país entre 1580 e 1640.

No Brasil, em homenagem a data nacional portuguesa, no dia 1º de Dezembro de 1862 foi fundado primeiramente com o nome de “Hospital Português de São João de Deus da Real Sociedade Humanitária 1º de Dezembro”, por iniciativa e benemerência do então Cônsul de Portugal no Maranhão, Dr. Claudino de Araújo Guimarães, e de outros portugueses que fincaram raízes em terras maranhenses.

E neste 1 de dezembro, a Sociedade Humanitária 1º de Dezembro, entidade de utilidade pública, reconhecida nas esferas estadual e federal, “permanece forte nos ideais de solidariedade e auxílio a projetos de relevância social” no estado do Maranhão.

“O Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão parabeniza a Secular Sociedade Humanitária 1º de Dezembro pelos seus 158 anos de história, e relevantes serviços prestados à sociedade maranhense” dizia a nota assinada pelo presidente Júlio Moreira Gomes.

Em Lisboa

As comemorações do 1.º de Dezembro assinalaram-se este ano em Lisboa sem os habituais discursos e num formato mais reduzido, devido à situação pandêmica.

Este ano a cerimônia que assinalou os 380 anos da Restauração da Independência de Portugal perante Espanha (1640) durou cerca de 15 minutos e contou apenas com os procedimentos mais simbólicos, como o içar da Bandeira Nacional e da Restauração, a deposição de flores e a evocação dos heróis.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: