Conselho da Comunidade completa 27 anos

Mundo Lusíada

O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo completou, no último 17 de fevereiro, seus 27 anos de existência de atuação em prol da “coletividade” e representação do movimento associativo português no estado.

Para comemorar, numa “histórica” Assembléia Geral foram aprovados por unanimidade os atuais Estatutos Sociais, com a criação de novos poderes, dando “total visibilidade e transparência” à entidade. Segundo o presidente Antonio de Almeida e Silva, foi vedado o continuísmo com duas gestões no máximo, o que irá garantir “maior legitimidade e representatividade” informou. Neste aniversário, o Conselho afirma que vem aperfeiçoando suas ações, com atuação na preservação do patrimônio histórico e cultural, buscando o envolvimento da juventude luso-brasileira e a união dos setores da coletividade.

O órgão foi fundado em 1981 através de Assembléia Geral com participação das associações e personalidades da comunidade portuguesa em São Paulo, numa época em que a lei portuguesa criou o CCP (Conselho das Comunidades Portuguesas), órgão de consulta do governo português para as comunidades lusas em todo o mundo. Segundo o Conselho, a iniciativa do CCLB resultou na “vontade de criação de uma entidade que pudesse ser a voz dos portugueses de São Paulo, cuja ação associativa sempre foi reconhecida como exemplo em todas as partes”.

Presidido inicialmente pelo comendador Valentim dos Santos Diniz, até 1993, foi sucedido pelo comendador Antonio dos Ramos até março de 2006, e a partir daí pela atual diretoria, com o presidente Antonio de Almeida e Silva.

“A sua trajetória registra uma ação pródiga em prol da nossa Comunidade, com a defesa permanente dos valores históricos e culturais a ela inerentes e cumprindo sua missão primordial de representação junto ás autoridades portuguesas e brasileiras. A vigilância intransigente desses valores, as comemorações das datas fundamentais e mais importantes da nossa gente, o encaminhamento de sugestões e soluções para os órgãos governamentais, tudo isso tem sido uma ação constante na vida da instituição” divulgou o órgão. Como símbolo desta ação, Almeida e Silva cita a doação feita pelo Conselho da Comunidade à São Paulo, do Monumento a Pedro Álvares Cabral.

Para o presidente, o órgão nesta comemoração de 27 anos “tem muito a festejar, não só pelo que já realizou, mas também pelos projetos existentes e metas estabelecidas para que o cumprimento das suas funções idealizadoras seja totalmente atingido”. Agradecendo toda a diretoria, o presidente do CCLB também citou as autoridades brasileiras e portuguesas, os “incansáveis dirigentes associativos, as empresas portuguesas aqui radicadas, e á todos os membros integrantes da nossa valorosa Comunidade, dos diversos segmentos, o agradecimento sincero pelo apoio, pela confiança”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: