Conselheiros de Santos discutem assuntos da comunidade em Portugal

Da Redação Mundo Lusíada

A Comissão Permanente dos Assuntos Consulares e Apoio aos Cidadãos, reuniu-se em Lisboa, nos dias 08 e 09 de abril na sala de reuniões da DGACCP (Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas) com a presença de dois Conselheiros de Santos, Vasco de Frias Monteiro e Juliana dos Santos Lopes. O conselheiro José Duarte de Almeida Alves justificou sua ausência por motivo de doença.

Na ocasião, foi apresentada a ordem de trabalhos, discutido assuntos que foram recebidos por e-mail como criticas e elegios dos Consulados espalhados pelo mundo a fora, segundo Juliana Lopes. "Para a nossa felicidade, o nosso Consulado Honorário aqui de Santos é digno de aplausos e servirá de espelho para outros Consulados" apontou.

Eles tiveram encontro com a Dra. Helena Bentes para esclarecimentos sobre o SIRIC (Sistema Integrado do Registo e Identificação Civil) que permite aos cidadãos portugueses no estrangeiro tratar das suas vidas em Portugal e no país onde residem com mais rapidez, simplicidade e sem burocracias, e mais uma vez deram o depoimento sobre o Consulado Honorário de Santos, depois do empresário Armenio Mendes investir fortemente na tecnologia deste Consulado, e dessa forma, "se consegue processar dados com rapidez e não há acumulo de processos, coisa que está acontecendo perto de nós, no Consulado Geral do Rio de Janeiro que atualmemete está remetendo pedidos de nacionalidade diretamente para a Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa, pois estão com acumulo de 5 mil processos".

De acordo com Lopes, foi também pedido pelos Conselheiros de Santos que se reveja os subsidios atribuidos ao Consulado Honorário de Santos uma vez que não atende as despesas efetivas e que "nunca tivemos uma total aprovação dos Serviços Consulares prestados à Comunidade como estamos tendo agora". Eles ainda tiveram um encontro com Dr. Renato Leal, adjunto do Secretário de Estado, Antonio Braga.

"Nossa próxima reunião, ainda não confirmada, será em Plenario no mês de Novembro e espero sinceramente contar com a presença do Sr. José Duarte que sempre é muito atuante e nos fez grande falta, mas faço votos de melhoras" afirmou a conselheira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend