Conferência sobre presença açoriana no estado de Santa Catarina percorre seis ilhas

Da Redação
Com Lusa

A conferência “270 Anos de Presença Açoriana em Santa Catarina”, que explora a migração açoriana para este estado brasileiro, decorre entre quarta-feira e 18 de dezembro em seis ilhas dos Açores, revelou o Governo Regional.

A conferência, promovida pelo executivo, será proferida por Sérgio Luíz Ferreira, professor da Universidade Federal de Santa Catarina e presidente da Casa dos Açores de Santa Catarina, e visa dar “a conhecer o legado e a importante imagem dos Açores na comunidade deste estado brasileiro”, explica a nota informativa do executivo.

A iniciativa arranca na quarta-feira, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, ilha do Faial, passando, no dia seguinte, pelo Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, e, na sexta-feira, pelo Museu Francisco Lacerda, na Calheta, ilha de São Jorge.

Segue-se, no sábado, a apresentação na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, ilha Terceira; no domingo, no Museu da Graciosa, em Santa Cruz; e a conferência termina em São Miguel, em 18 de dezembro, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Estes eventos inserem-se nas comemorações do 270.º aniversário da presença açoriana em Santa Catarina, que tem vindo a ser celebrado, ao longo do ano, através de várias atividades promovidas pelo executivo açoriano em parceria com várias entidades, como a Casa dos Açores de Santa Catarina.

Os primeiros açorianos chegaram à região do sul do Brasil em 22 de fevereiro de 1748 e, destaca o comunicado, “após 270 anos, as marcas da presença açoriana no patrimônio material e imaterial são ainda visíveis”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: