Comunidade promove Festa de Nossa Senhora 2010 com imagem vinda de Portugal

Mundo Lusíada

Foto Divulgação

>> Integrantes do Grupo Folclórico da Casa de Portugal São Paulo participam da celebração com a imagem peregrina vinda de Fátima.

O dia 13 de maio é muito significativo para toda a comunidade portuguesa. Neste que se celebra o Dia de Nossa Senhora de Fátima, diversas casas luso-brasileiras promovem celebrações e procissões em homenagem a padroeira de Portugal.

A exemplo, aconteceu na Casa de Portugal de São Paulo, em 07 de maio, uma celebração em homenagem à Nossa Senhora de Fátima, que contou com o Frei Ives Terral. A celebração, com a presença do presidente da entidade Dr. Julio Rodrigues, e integrantes do grupo folclórico da casa, recebeu muitos convidados para a celebração que contou com imagem padroeira vinda de Portugal.

Em mais um ano, o Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Sumaré em São Paulo, também promoveu a sua tradicional Festa de Nossa Senhora de Fátima, contando com a visita da Imagem Peregrina de N.Senhora de Fátima vinda de Portugal.

Durante o fim de semana de 13,15 e 16 de maio, a festa, que está presente no calendário oficial da cidade de São Paulo por sua importância religiosa e tradição, contou com grande número de fiéis e integrantes da comunidade portuguesa. De acordo com a organização, o Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado na zona oeste da capital, foi construído em 1940 e foi o primeiro erguido fora de Portugal.

A festa traz características especiais por ser criada pela comunidade, trazendo diversas barracas de comidas típicas portuguesas, como: Alheiras, Caldo Verde, Sardinhas e os tradicionais Bolinhos de Bacalhau e Doces Portugueses, além de churrasco, pastel, quentão e vinho quente.

Neste ano, o evento contou, além de missas, procissões e orações, com apresentação do Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello, e Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo.

Interior do Estado O mês de maio também é muito importante para a Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama, de Sorocaba, no interior de São Paulo. Além de comemorar seu 112° aniversário de fundação, a entidade promoveu também a Festa Litúrgica em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, no último 13 de maio.

"Há alguns meses, o clube foi agraciado com uma imagem de N.Sra de Fátima trazida de Portugal, pela ilustre associada Dra. Ana Rosa Rio Branco" conta o diretor social Richelieu Tarcisio Costa. Assim, foi promovida em 16 de Maio, com a presença do Pe. Francisco Augusto Castilhano, a celebração em sua sede de campo de uma missa comemorativa às datas, com a benção da imagem e também dos terços ofertados aos sócios. A missa foi seguida de uma confraternização entre os presentes e um almoço.

Para os próximos meses, o presidente da Sociedade Vasco da Gama, Sergio Antonio Cardoso, juntamente com sua diretoria, deverão iniciar a construção em sua sede de campo de uma gruta para que a imagem possa ficar exposta e ser visitada pelos sócios.

Além disso, paróquias por todo o Brasil e diversas cidades do interior promovem celebrações no dia de N.Senhora. Este ano, a cidade de Santana de Parnaíba também recebe visita da Imagem Peregrina, vinda do Santuário de Fátima em Portugal, em 28 de maio.

Localizada a 35 km da capital paulista, Santana de Parnaíba é uma das cidades mais antigas do Brasil, com 429 anos. Conhecida por manter suas tradições e festividades católicas, a cidade será presenteada com a visita da imagem, na Igreja Matriz Sant’Anna, no Centro Histórico.

A imagem, que está no Brasil desde o dia 1º de maio, vem percorrendo diversas cidades até o final do mês, em comemoração aos 90 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima. A última vez que a imagem esteve em território brasileiro foi em 2007. O foco principal da visita são os aspectos pastorais e espirituais, e as mensagens de paz no mundo pregadas por Fátima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend