Comunidade Luso-Brasileira do Rio promove eventos

Da Redação

No calendário dos eventos promovidos pela comunidade luso-brasileira do Rio de Janeiro, está uma palestra que acontece no dia 14 de maio às 18h, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O professor Irineu Cavalcanti (Universidade Federal Fluminense) fala sobre os 200 anos de Chegada da Família Real ao Brasil.

Na ocasião, será inaugurada uma exposição de fotos de D. João de Orleans e Bragança, com apresentação de música portuguesa do século XVII (Grupo João Ramalho, da Casa das Beiras), e interpretação de fados por Maria Alcina.

O evento é uma realização da Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro e do Gabinete do Vereador Rubens Andrade, com apoio da prefeitura do Rio de Janeiro.

Já no domingo, 18 de maio às 12h30, o Elos Club do Rio de Janeiro realiza uma reunião-almoço no Clube de Aeronaútica (Praça Marechal Âncora, 15). Na oportunidade, Arménio Vasconcelos abordará o tema "Nos 400 Anos do Padre António Vieira – Uma interpretação do Sonho Vieirino".

Na seqüência, os participantes visitarão a exposição "Um Novo Mundo, Um Novo Império: A Corte Portuguesa no Brasil", no Museu Histórico Nacional, que reúne o principal acervo existente sobre os 200 anos da vinda da Família Real.

Em 19 de maio, às 12h30 e às 17h30, acontecem dois concertos no Real Gabinete Português de Leitura, no contexto do III RioHarpFestival, que também faz parte do bem-sucedido projeto "Música no Museu" (www.musicanomuseu.com.br).

No sábado, 24 de Maio, 18h30 na Casa de Portugal de Teresópolis (Av. Lúcio Meira, 850 Várzea Teresópolis, RJ), acontece uma nova palestra do Dr. Arménio Vasconcelos.

O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, com apoio do Liceu Literário Português e do Real Gabinete Português de Leitura, promove entre 19 e 22 de maio, um Colóquio Luso-Brasileiro no contexto do Bicentenário da Transferência da Corte Portuguesa para o Brasil.

A coordenação acadêmica está a cargo de Maria de Lourdes Viana Lyra, e as inscrições podem ser feitas na Secretaria do IHGB. Saiba mais pelo telefone (21) 2509-5107/2252-4430. As informações são da Embaixada de Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend