Comunidade lusa promove “flash mob” em São Paulo no Dia Internacional do Folclore

Mundo Lusíada

O Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo foi a atração da tarde. Mundo Lusíada

A comunidade portuguesa de São Paulo está preparando a primeira “Ativação Folclórica” na capital paulista, para a comemoração do Dia Internacional do Folclore, 22 de agosto.

Para marcar a data, folcloristas residentes em São Paulo são convidados para um “flash mob”. Pouco conhecido no Brasil, flash mob são aglomerações instantâneas em certo lugar para realizar uma ação previamente combinada, bastante difundida na Europa.

A proposta inicial é que os portugueses, luso-descendentes e adeptos de Portugal se reúnam na Av. Paulista, 2378, em frente à Paróquia São Luís, na noite de 22 de agosto, a partir das 20h30.

“Não precisará estar trajado, apenas com alguma coisa que caracterize Portugal (Sem ser camiseta de qualquer associação), pois a intenção é mostrar o Folclore Português. Sugerimos as Associações que toquemos e cantemos a Rosinha, pois é uma musica de conhecimento de todos, e mais alguma música popular para fazermos um vira livre” diz ao Mundo Lusíada a organizadora da ação Priscila Macedo, folclorista do Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello, de São Paulo.

Esta é uma iniciativa do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo, que conta com a colaboração de todos. “O único intuito é mostrar o Folclore Português para as pessoas que não conhecem e uma comemoração para o dia do Folclore” diz Macedo, contando ainda que essa ação será publicada na internet, no portal Youtube.

“Essa é uma ideia de uma comissão que estamos fazendo dentro do Concelho da Comunidade e que teve essa iniciativa para divulgar o folclore português para todos. Nada melhor do que ser no dia internacional do folclore”.

Ações como essa já foram realizadas para promover o folclore por exemplo em Portugal no dia mundial da dança em 29.04, organizado pela AGFAM e INATEL, com a participação de vários grupos de Viana do Castelo.

A ação no centro de São Paulo pretende reunir os participantes, e apresentar uma ou duas musicas portuguesas cantadas e dançadas. “Esta ação é para todos aqueles que apreciam o folclore português, independente de ser ou não de alguma associação. Queremos todos juntos nisso, em prol do folclore”.

A organização pede aqueles que são de associações que não vão com camisetas, agasalhos dos mesmos e sim com algum adereço que represente PORTUGAL. Quem quiser participar, pode entrar em contato com Priscila Macedo, pelo e-mail [email protected], ou simplesmente participar aparecendo na Av. Paulista dia 22 de agosto, as 20h30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend