Comunidade do Maranhão convida para atividades comemorativas ao 10 de Junho

Mundo Lusíada

O Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão já divulgou as principais atividades para o mês de junho, inerentes ao Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.

No dia 10 de Junho, acontece a I Copa Infantil de Futsal Litero – Áurea Faria, a partir das 8h30 no Instituto Beneficente Aurea Faria(Av. Maria Alice 08 Divinéia – Olha D’Água).

Já nos dias 20 e 21 de junho, acontece no São Luis Shopping o Festival de Dança Portuguesa Maranhense da AMDI (Associação Manranhense de Dança do Império)/ AMEI (Associação Maranhense de Escritores Independentes).

O evento tem entrada franca e acontece no palco da praça de alimentação do São Luís Shopping.

Segundo o presidente do Conselho da Comunidade, Júlio Moreira Gomes Filho, todas as instituições envolvidas nos projetos foram fundadas por portugueses e luso descendente residentes no Maranhão.

No caso do Instituto Beneficente Áurea Faria, o presidente ressalta “o trabalho de relevância social desenvolvido nos últimos 20 anos”, atendendo anualmente desde sua fundação cerca de 300 crianças, matriculadas na escola que a comunidade lusa do Maranhão mantém funcionando na instituição.

A data do 10 de Junho, comemorada em todo mundo pela diáspora portuguesa, é reconhecida também por Lei Estadual como uma das datas do calendário oficial de eventos do Estado do Maranhão.

O governador Flávio Dino sancionou a lei de criação do reconhecimento à influência da cultura de Portugal no estado em solenidade em abril de 2017, na presença de representantes luso-brasileiros em São Luís.

Recentemente, durante sua deslocação ao Brasil, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas participou da cerimônia de cedência de um espaço para a criação de uma Casa da Cultura de Portugal na cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend