Comunidade açoriana presta homenagem ao Santo Cristo dos Milagres

Por Fabiana Forseto

Foto Studio Video Sete

A Casa dos Açores de São Paulo promoveu uma missa em louvor ao Senhor Santo Cristo dos Milagres. No último 09 de maio, a entidade reuniu em sua sede membros da comunidade para a celebração, que já ocorre há alguns anos Assim como no arquipélago, os açorianos radicados em São Paulo e seus descendentes, irmanados na mesma fé de seus compatriotas, se uniram na data dedicada a essa devoção.

A história do culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres começa no Convento da Caloura, em Água de Pau, em São Miguel. Reza a tradição que foi neste lugar que se erigiu o primeiro convento de religiosas nesta ilha, cuja fundação se deveu, principalmente, à piedade das filhas de Jorge da Mota, de Vila Franca do Campo.

A devoção que Teresa da Anunciada, venerável religiosa do Convento de Nossa Senhora da Esperança, tão intensamente sentiu por Cristo, marcou profundamente a alma do povo, de tal modo que o culto ao senhor, através da procissão com a imagem, se expandiu e fortaleceu ao longo dos séculos. Consta ainda que sua imagem secular, doada pelo Papa ao povo ilhéu jamais quis se separar daquela gente e da terra, mesmo quando alguns o tentaram, voltando sempre aos braços do povo açoriano.

A réplica da imagem do Senhor Santo Cristo sai uma única vez ao ano da sede da Casa dos Açores, exatamente durante a Festa do Divino Espírito Santo, que este ano acontece nos dias 22 e 23 de maio, sendo levada em procissão pelas ruas da Vila Carrão, em São Paulo, até a paróquia Santa Marina.

Ao término da missa, os fiéis se dirigiram em procissão à casa da "6ª dominga" para iniciar a penúltima semana da reza do terço, antes da data maior. Conheça mais sobre essa história no site: www.casadosacores.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend