Comemorações Dia de Portugal em 2020 será na Madeira e provavelmente África do Sul

Da Redação
Com Lusa

O Presidente de Portugal afirmou que há “um compromisso” assumido de que as comemorações do Dia de Portugal, em 2020, terão lugar na Região Autônoma da Madeira, havendo a possibilidade de estendê-las à África do Sul.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas após ter visitado uma exposição das Forças Armadas, no Mercado Municipal de Portalegre, cidade em que este ano se realizam as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, neste domingo.

“Para o ano, as comemorações serão na Madeira – é um compromisso já assumido. Só não foi este ano por causa das eleições para a Assembleia Legislativa Regional da Madeira [em setembro próximo]”, justificou o chefe de Estado.

De acordo com o Presidente da República, em 2020, as comemorações do Dia de Portugal vão começar na Região Autónoma da Madeira “e depois, provavelmente, numa comunidade madeirense grande”.

Sobre esta questão relativa ao ponto das comemorações no exterior, Marcelo Rebelo de Sousa afastou a hipótese da Venezuela.

“Eu diria, provavelmente, as comunidades sul-africanas, que há muito tempo esperam por essa oportunidade. Mas isso se definirá a seu tempo”, ressalvou o chefe de Estado.

Início das Comemorações
O Presidente recebeu honras militares prestadas por cadetes da Escola Naval e presidiu à Cerimônia do içar da Bandeira Nacional, enquanto a Banda da Armada executava o Hino Nacional.

A cerimônia, que decorreu junto à junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra em Portalegre, assinalou o início das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano se realizam na cidade, e posteriormente em Cabo Verde.

Após a Cerimônia, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa percorreu o Jardim da Avenida da Liberdade e o Mercado Municipal visitando as Atividades Militares Complementares ali presentes, com diversos pontos de informação e de demonstração de atividades e equipamentos pelos três ramos das Forças Armadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend