“Com sua licença nós vamos invadir São Paulo”, diz ministro português ao governador

Da Redação

A situação econômica e política de Portugal e do Brasil, o lançamento do novo lote de concessões de rodovias paulistas, as comemorações do Dia da Língua Portuguesa (5 de maio) e do Dia Nacional de Portugal tomaram conta do encontro do governador Geraldo Alckmin com o ministro de Estado e Negócios Estrangeiros português Augusto Santos Silva, no último mês no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo.

De acordo com Santos Silva, a comemoração do Dia Nacional de Portugal, em 10 de junho, este ano vai acontecer em São Paulo e vai contar com as presenças do presidente Marcelo Rebelo de Sousa e do primeiro-ministro António Costa. “Com sua licença nós vamos invadir São Paulo”, brincou o ministro que aproveitou o encontro para convidar o governador ao centenário de Fátima que já tem a presença confirmada do papa Francisco. “Seria uma honra recebê-lo governador, nós esperamos um milhão de pessoas”, afirmou.

As celebrações deste ano do 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, serão comemoradas em São Paulo e Rio de Janeiro serão abertas no Porto, e seguem para o Brasil com a presença do presidente português e do primeiro-ministro. Em São Paulo, o evento deve acontecer na Sala São Paulo, segundo informações confirmadas ao Mundo Lusíada.

Alckmin falou sobre o atual cenário econômico brasileiro e questionou o ministro sobre as soluções encontradas em Portugal para a saída da crise. “Passamos três anos muito difíceis no Brasil”. Segundo o governador, o agronegócio foi responsável pela melhora, “o clima também ajudou muito”.

O governador agradeceu o investimento da empresa portuguesa EDP para a restauração do Museu da Língua Portuguesa, atingido por um incêndio em dezembro de 2015. A EDP Brasil, patrocinadora máster, investiu 5 milhões de euros no projeto, 32% do custo total previsto para a obra (R$ 65 milhões). “Quando o MLP foi construído muita gente não acreditava, mas a visitação dele ultrapassou a do Museu do Futebol”, disse Alckmin.

Alertado pelo cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, o ministro falou sobre a Escola Portuguesa que deve ser estabelecida na capital paulista. “Agradeço o apoio para este projeto e espero que possamos anunciá-la em junho”.

Pela deleção portuguesa, estavam presentes José Luis Carneiro, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, o cônsul-geral de Portugal Paulo Lourenço, a chefe da gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros Rita Laranjinha e o diretor-geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas Julio Vilela.

São Paulo e Portugal
Os dois últimos acordos de cooperação entre São Paulo e Portugal aconteceram em 2014. No primeiro, em agosto, a Secretaria da Educação e o Ministério de Educação e Ciência da República Portuguesa assinaram um Protocolo de Intenções para viabilizar a instalação de uma escola portuguesa em São Paulo. Um mês depois, a Investe São Paulo e a Câmara Portuguesa estabeleceram um acordo para a promoção de investimentos e o incentivo da relações comerciais entre as regiões.

A agenda do ministro português incluiu nesta deslocação a inauguração do “Espaço do Cidadão”, balcão de atendimento de serviços no Consulado de Portugal para facilitar procedimentos administrativos sem que o cidadão precise ir a Portugal. Este é o segundo Espaço Cidadão fora de Portugal. O primeiro foi inaugurado em junho do ano passado, em Paris. São Paulo foi o segundo local escolhido em função da alta demanda de serviços consulares recebida no estado.

1 Comment

  1. É preciso imperioso e urgente a criação de serviços como a loja do cidadão em São Paulo
    para portugueses e no Porto para brasileiros a fim de acabar um pouco mais com a burocracia, demoras e dificuldades, e para os cidadãos dos dois países irmãos terem a sua cidadania um pouco mais respeitada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend