Com prefeito e governador, Portuguesa de Desportos realiza ato em comemoração aos 104 anos

O ato cívico em comemoração aos 104 anos da Portuguesa contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas e do prefeito Ricardo Nunes.

 

 

Da Redação com Netlusa

 

A Associação Portuguesa de Desportos realizou, no dia 14 de agosto, um ato solene em comemoração aos 104 anos de fundação do clube. A solenidade contou com diversas autoridades do município e do estado, tais como o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, o governador do estado, Tarcísio Gomes de Freitas, também o secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, representantes de outros clubes como Juventus e Corinthians, presidentes de associações portuguesas, como também do Conselho da Comunidade Portuguesa, entre outras autoridades do esporte e da comunidade luso-brasileira.

Tanto o governador como o prefeito receberam uma camisa da equipe verde encarnada e inauguraram uma placa que registrou a visita das autoridades no clube, em ocasião a celebração do aniversário da associação.

Após o hasteamento das bandeiras e as execuções do hino da Rubro-Verde, de Portugal e do Brasil, o presidente da Lusa Antonio Carlos Castanheira foi o primeiro a fazer um pronunciamento. Após agradecer a presença de todos os presentes, ele destacou o legado construído pelos pais e avós dos torcedores que fizeram com que o clube alcançasse títulos e superasse as dificuldades.

“Desde 1920, o sentimento, orgulho de vestir as cores rubro-verdes da nossa amada Associação Portuguesa de Desportos, faz parte de uma legião de apaixonados. Foi com essa garra, o orgulho, o esforço de nossa gente, pais e avós, que construímos a nossa casa. A Associação Portuguesa de Desportos. Em toda essa trajetória, vivemos momentos alegres, celebramos vitórias, conquistas, superamos muitas dificuldades ao longo de toda história. Tudo isso para perpetuar os nossos avós, pais, cores e a nossa alma portuguesa que vive aqui dentro do Canindé. Hoje é um dia de celebração, de muita alegria, que venham mais 104 anos de luta, história, dignidade e que a próxima Portuguesa dos próximos 100 anos venha com muita força e pujança. É o que todos nós desejamos. Viva à Lusa”, disse.

Em seguida, foi a vez do cônsul geral de Portugal em São Paulo, Antonio Pedro Rodrigues da Silva, dizer algumas palavras sobre o aniversário da Lusa. Segundo ele, a Associação Portuguesa de Desportos é uma declaração de amor de Portugal com o Brasil e tem um importante papel de selar esta união entre os dois povos.

“Este traço de amor e emoção feito nos dois lados do Atlântico. A comunidade portuguesa em São Paulo orgulha-se muito de suas raízes. Um enorme respeito para os que vieram antes de nós, pais e avós, mas como hoje está aqui demonstrado, olha para o futuro com renovada confiança. Esta é uma obra que todos os portugueses, lusos brasileiros e brasileiros devemos nos orgulhar muitíssimo. A Portuguesa está ai, olhando para o futuro cada vez maior e mais forte, para desempenhar o seu papel único de enorme abraço entre os dois lados do Atlântico”, comentou.

Atual prefeito da cidade de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes, teceu elogios ao governador Tarcisio de Freitas e ao presidente Antonio Carlos Castanheira. Ele citou alguns dos eventos que foram realizados no Canindé, como a final da Taça das Favelas, no ano passado, e frisou o apoio da prefeitura para o renascimento do clube.

“Em 104 anos muitas coisas aconteceram e hoje este evento aqui demonstra que teremos ainda outros 100 anos pela frente com a nossa Lusa firme e com sede em nossa cidade. (…) É uma grande alegria estar aqui. 104 anos é um marco muito importante. Não tenho dúvida alguma que toda a colônia portuguesa, no qual me incluo, estará sempre apoiando, para que tenhamos aqui a nossa Portuguesa cada dia mais revigorada. Você tem muito trabalho pela frente, mas não tenha dúvida que poderá contar com cada um de nós para manter essa estrutura, o time jogando”, frisou.

Por fim, foi a vez do governador Tarcísio de Freitas, que agradeceu a presença e falou sobre sua descendência portuguesa. Ele lembrou de alguns momentos históricos da Lusa e também a data de fundação lusitana, que originou o início da dinastia de Avís, em Portugal.

“Quem não se lembra daquele jogo com o Denner, que encheu os olhos do Brasil? Leivinha, Zé Roberto, muita gente não sabia, mas Roberto Dinamite passou por aqui. Félix, goleiro campeão do mundo em 1970, goleiro da Portuguesa. E agora a gente vê esse clube se renovando, renascendo. Clube que no final das contas representa um laço. Com uma grande comunidade que é muito bem-vinda e que sempre fez a diferença no nosso estado de São Paulo, que é a comunidade portuguesa. Parabéns a todos vocês que fazem parte do dia a dia, que fazem a Portuguesa esse grande clube, mais do que isso, essa grande família. Parabéns, Portuguesa de Desportos. Viva a Portuguesa, viva o nosso estado de São Paulo”, finalizou.

Após o ato solene, a comemoração seguiu para o salão nobre do Estádio do Canindé, onde foi cantado o tradicional parabéns e servido o bolo em comemoração aos 104 anos da Rubro-Verde.

O governador de São Paulo ainda publicou sobre a Lusa numa rede social dizendo: “minha deferência aos 104 anos da Associação Portuguesa de Desportos. Como filho de uma portuguesa de Santa Maria da Feira, é um orgulho participar de uma data importante deste Clube que carrega tanta história e títulos, que revelou tantos craques para o nosso futebol, que representa toda uma comunidade e que é um símbolo de São Paulo. Parabéns Lusa”.

Foto: Portuguesa/divulgação

Deixe uma resposta