Clube Português promove segundo jantar em prol da Provedoria da Comunidade Portuguesa

Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada

Antonio de Almeida e Silva, ao lado do apresentador Luciano Faccioli, o presidente da Provedoria, Fernando Ramalho, Dora Moreno, e o presidente do Clube Português, Rui Fernão Mota e Costa.

 

Na noite de 11 de maio, o Clube Português de São Paulo promoveu, pelo segundo ano consecutivo, um jantar beneficente em prol do Lar da Provedoria da Comunidade Portuguesa, recebendo cerca de 300 pessoas.

À exemplo do que faz o Buffet Torres anualmente, o clube resolveu se doar para a mesma causa e com o auxilio do Buffet Morenos passou, desde2011, arealizar este evento tendo toda a verba destinada ao asilo da Provedoria, que cuida atualmente de 52 velhinhos brasileiros e portugueses em seu lar.

“Temos muitas maneiras de ajudar, cada um ajuda da maneira que pode. Nós temos cedido o nosso salão para eventos com fins benemerentes. E a Provedoria é a principal” diz o presidente do Clube Português, Rui Fernão Mota e Costa.

Tudo começou com uma ideia do presidente, que logo apresentou para sua parceira de Buffet, Dora Moreno. A primeira edição arrecadou 49 mil reais para a Provedoria. “Para este ano eu quero pelo menos empatar, no mínimo. E nós já inserimos no nosso calendário, é um evento que vai acontecer todo ano no Clube Português”. Até o fechamento desta edição o clube ainda não tinha divulgado o montante deste ano.

Durante o jantar, Rui Mota e Costa, ao lado do presidente da Provedoria, Fernando Ramalho, apresentou um vídeo do trabalho realizado no Lar dos Idosos, em uma visita que fez à instituição um mês antes da festa. O intuito foi trazer imagens e contar aos presentes do jantar beneficente um pouco mais do trabalho desenvolvido pela Provedoria.

“Tem muita gente que vem no jantar e não sabe o que é a Provedoria. Há uns 20 dias nós fomos a Provedoria, levamos um cinegrafista, e hoje as pessoas vão saber o que elas estão ajudando” diz o presidente, querendo sobretudo incentivar cada vez mais a colaboração das pessoas. “Como muitas pessoas eu nunca tinha ido até a Provedoria. Eu achei maravilhoso, fiquei com vontade de voltar” confessou.

Agradecido, o presidente da Provedoria agradeceu a iniciativa de Rui Fernão. “Ele levantou essa bandeira, levou isso e tivemos muito sucesso o ano passado. Eu tenho que agradecer a Dora, do Buffet Morenos, e a todos que junto com o Clube Português estão fazendo sua doação” diz Fernando Ramalho, citando que além do jantar, também a rede de estacionamentos esteve contabilizada na arrecadação para a Provedoria.

“O Dr. Rui ajudou o ano passado, com este jantar, sem ainda ter postos os pés no Lar. Então eu o convidei, junto com a Dora, para conhecer a Provedoria. Este dinheiro que nós arrecadamos vai para a manutenção. Nós temos um déficit de20 a30 mil reais por mês. Os associados não cobrem todas as despesas, então estes eventos são importantes para cobrir. O Lar está bem organizado, não há melhorias a fazer no meu entender, inclusive já aumentamos o número de enfermeiras. Está tudo funcionando bem” diz Ramalho.

 

A Provedoria conta com eventos que sustentam o Lar, além do jantar anual do Buffet Torres e agora do Buffet Morenos no Clube Português, com o Bingo Beneficente – que este ano acontece no Centro Trasmontano de São Paulo -, e o Churrasco Beneficente promovido no próprio Lar dos Idosos. “Eu nunca precisei pedir nada para mim, trabalhei muito e consegui com meu trabalho tudo que tenho. No entanto, agora me vejo de chapéu na mão para pedir para os velhinhos. Isso me faz ficar mais humilde e mais humano” diz Ramalho que iniciou este ano sua 6ª gestão à frente da Provedoria, e no final de 2013 gostaria de ver uma nova pessoa dando continuidade na instituição.
2013

Como presidente do Clube Português, já no seu quarto mandato, Rui Fernão também falou do prestígio da casa. “O Clube Português é uma tradição, a entidade mais antiga de São Paulo, em 14 de julho completa 92 anos. Fizemos um monte de obras aqui dentro para deixar o Clube Português mais requintado e mais bonito. E o Clube Português faz estes eventos sem intenção nenhuma, o presidente não quer elogios, mas é claro que temos prestígio em ajudar” comenta. “E hoje o Clube Português é a principal ou das principais entidades luso-brasileiras, com uma situação financeira invejável. Não devemos nada para ninguém, pagamos nossas contas em dia e temos dinheiro em caixa”.

Ao público presente, o presidente da entidade já divulgou o jantar do próximo ano. Rui Fernão disse que todos têm um compromisso marcado no próximo 10 de maio, com a terceira edição do jantar anual beneficente em prol da Provedoria no Clube Português, em 2013. “Eu confio no Fernando Ramalho e na sua gestão. E o que eu puder fazer pela Provedoria, eu vou fazer sempre” afirma Rui Fernão.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: