Clube Português promove jantar em prol do Lar da Provedoria

“Foi aprovado e liberado um subsídio de 50 mil euros para o Centro mas esse dinheiro nunca mais chega e posso adiantar que se não vier, não teremos mais condições para suportar esse serviço de atendimento que tantos problemas resolve para os mais carenciados da nossa Comunidade”, diz Fernando Ramalho.

Por Lucélia Fernandes

Para Mundo Lusíada

Fernando Ramalho, Antonio de Almeida e Silva e Rui Costa, respectivamente presidentes do Lar da provedoria, do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo e do Clube Portugues.

No passado dia 6 de maio, os Salões Nobre e Veríssimo do Clube Português de São Paulo receberam os convidados para o jantar em benefício do Lar da Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo. Por iniciativa do atual presidente do Clube Português, Rui Mota e Costa, o evento que teve a parceria do Buffet Moreno’s, realizou-se neste semestre – baseado no já tradicional jantar oferecido anualmente pelo Buffet Torres – como forma de fazer face as dificuldades econômicas pelas quais atravessa o Centro de Apoio aos Idosos, vinculado ao Lar da Provedoria.

“Fui informado de que no final de 2010 foi aprovado e liberado um subsídio de 50 mil euros para o Centro mas esse dinheiro nunca mais chega e posso adiantar que se não vier, não teremos mais condições para suportar esse serviço de atendimento que tantos problemas resolve para os mais carenciados da nossa Comunidade”, declarou um preocupado Fernando Ramalho, presidente provedor da Instituição.

O Centro de Apoio oferece, dentre outras, orientações sociais e jurídicas a idosos, procede a encaminhamentos hospitalares, orienta sobre as formas de obtenção de auxílio nos programas ASIC (Apoio Social a Portugueses Casrenciados) e ASEC (Apoio Social  a Emigrantes Carenciados), visita instituições prisionais oferecendo módulos para higiene pessoal a cidadãos portugueses que cumprem pena ou aguardam repatriamento e prestam auxílio financeiro para obtenção de documentos, remédios, transportes e refeições.

“Atendemos uma média de 25 pessoas diariamente das 10 às 16 horas. Prestamos um grande e necessário serviço aos nossos menos favorecidos. Sabemos que infelizmente a situação econômica em Portugal não é das mais favoráveis mas, o fato é que sempre nos defrontamos com problemas no sentido de receber a tempo e a horas os prometidos subsídios do então ministro Bagão Felix e há momentos, como este em que só mesmo Deus e a capacidade de mobilização das nossas Associações e Instituições para garantir a sobrevivência de um serviço tão nobre”.

Já o Lar da Provedoria conta com apoio mais regular. Criado em 1968 pelo então cônsul Luis Soares de Oliveira, abriga hoje na sua sede situada no Jardim Tremembé em São Paulo, 57 idosos, dentre eles 35 de nacionalidade portuguesa. Para atendê-los, uma equipe de 22 profissionais. “A nossa Comunidade sempre esteve presente no apoio ao Lar. Temos associados beneméritos que fazem regularmente as suas contribuições, outros que nos enviam cestas básicas ou garantem o bacalhau nas nossas datas festivas. Temos conseguido administrar bem porque a maioria dos nossos idosos contribui com a sua aposentadoria para a sua própria manutenção”, informa Fernando Ramalho, que reitera os seus agradecimentos ao Clube Português pela noite festiva que resultou em benefício para o Centro de Apoio: “gostaria de agradecer a todos os que contribuíram, fazendo desta noite um bonito momento de solidariedade e confraternização. Particularmente ao Clube Português, na pessoa do seu presidente que levantou essa bandeira e a levou do princípio ao fim e insistiu em que fizéssemos um jantar mais requintado e não um almoço mais modesto. Assim foi e estou certo de que saímos todos felizes”.

O Jantar

Sob a supervisão dos chefes Orlando e Marcelo Moreno, o cardápio oferecido às quase 300 pessoas, trouxe primeiramente um coquetel servido pelo Buffet Moreno’s no Salão Veríssimo, em seguida, no Salão Nobre, foi servido o jantar.

Para Priscila Cardoso, gerente de projetos do Buffet Moreno’s, o evento foi o início de uma bela parceria com o Lar da Provedoria: “estamos habituados a clientes exigentes, mas para melhor atendermos à Comunidade portuguesa solicitamos os préstimos profissionais da dona Fernanda Paiva que em muito contribuiu para o sucesso do cardápio executado pelos nossos chefes e no que diz respeito ao Moreno’s acreditamos que será  um evento a repetir-se”.

A música

Responsáveis pelos melhores momentos musicais da noite, o Trio Ricardo Araújo, instrumental, e o fadista Mário Moita, de Portugal, que cantou alguns fados tradicionais.

Os próximos eventos em prol do Lar da Provedoria serão um Bingo Beneficente no dia 5 de junho, no Centro Trasmontano e o Jantar Tradicional, dia 28 de outubro, no Buffet Torres.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: