Churrasco beneficente encerra ano na Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo

O presidente Paulo Porto recebeu a atriz Laura Cardoso na Provedoria.

Por Odair Sene
Em 03 de dezembro, a Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo promoveu o seu churrasco beneficente, em prol do lar dos idosos. A diretoria atual encerrou o ano com a presença de amigos da comunidade portuguesa, da EDP Energia e Câmara Portuguesa.
A convite da Provedoria, contando com a colaboração da Teresa Morgado que idealizou o almoço, os convidados participaram primeiramente da missa às 11h, seguida de uma apresentação do Racho Folclórico Pedro Homem de Mello, e encerrando com o churrasco sempre bem servido da entidade.
Através de amigos, Teresa Morgado recebeu a doação para o churrasco e organiza anualmente o almoço. Para Silvio Torres, é o importante para a Provedoria, a mobilização da comunidade portuguesa para ajudar na manutenção. “A casa sobrevive, só está de pé até hoje por esse tipo de situação, ajuda de todos os tipos, pode ser alimento, dinheiro, fralda, medicamento. Qualquer forma, a doação que a pessoa se propõe a fazer vai nos ajudar”.
Atualmente, o Lar dos Idosos acolhe 40 idosos – de uma média de 60 residentes na casa – mantendo o mesmo quadro de funcionários. “Todos sabemos que o ano de 2017 foi difícil para todos, financeiramente em todos os sentidos, mas conseguimos atravessar. Agora, esperamos que 2018 as coisas melhorem e que a gente consiga atender mais pessoas, esse é o objetivo da casa” diz Silvio.
Segundo ele, a campanha de doação nunca para, a Provedoria sempre está solicitando e recebendo ajuda. Os apoiadores ajudam com uma mensalidade, que pode ser semestral ou anual, através de boleto bancário. Mas muitas pessoas ajudam também com produtos de higiene pessoal, com trabalhos artesanais, com alimentos e “uma infinidade de coisas” diz Silvio. “Tudo o que se usa numa casa comum, usa-se aqui de uma forma ampliada”.
As doações não chegam apenas em alimentos perecíveis. Carnes, frutas legumes, leite e tudo mais que é consumido é bem vindo para atender os velhinhos. “Qualquer ajuda é bem vinda”.
Silvio ainda citou a equipe dedicada que muito trabalha pela manutenção do espaço que acolhe idosos portugueses e brasileiros, contando com médico, enfermeiro, terapeuta, fisioterapeuta ocupacional. Entre os funcionários, está a equipe médica, equipe da cozinha e limpeza, motoristas, em cerca de 20 funcionários. “Para manter a estrutura, não é fácil, é um trabalho árduo. Mas com toda a dificuldade que tivemos em 2017, nós conseguimos atravessar”.
A entidade ainda conta com outras ajudas anuais promovidas por casas portuguesas de São Paulo, que cooperam em doações, com destaque ainda para o evento beneficente promovido anualmente pelo Buffet Torres em São Paulo com um jantar de gala.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: