Centro Histórico de Santos em verde e vermelho na comemoração ao Dia de Portugal

Por Vanessa Sene

A maior festa da comunidade portuguesa na Baixada Santista chegou aos 10 anos. Em 16 de junho, o centro histórico de Santos foi mais uma vez tomado pelas cores de Portugal para a comemoração anual do Dia de Portugal.
O responsável pelo evento, o presidente da Escola Portuguesa de Santos, José Augusto do Rosário, defendeu que a cada ano a festa vem melhorando e ampliando. “Chegamos ao 10º ano e a festa vem crescendo, fisicamente e em número de público, e cada vez mais temos que ter mais estrutura para atender ao público que vem prestigiar a festa do Dia de Portugal”.
Segundo a organização, desde ano passado está sendo estudada a mudança de espaço para acomodar melhor a festa. “O público gosta desta festa, espera com ansiedade e, através desta festa que eles têm um contato mais direto com a cultura de Portugal, muito latente aqui na nossa região”.
A festa onde “todos os portugueses se encontram” reúne no palco ranchos folclóricos, grupos musicais e artistas luso-brasileiros da região da baixada santista. “Nós sempre contamos com artistas locais que fazem algo ligado a cultura portuguesa. Mas isso não impede que a gente traga alguém de fora para dar um brilho na nossa festa”.
O cardápio este ano também foi incrementado, com restaurantes portugueses e outras entidades lusas que abriram mais tascas para a festa, com comidas tradicionais da sua região, como no caso dos produtos típicos na barraca da Ilha da Madeira. Além de bolinho de bacalhau, alheira, arroz de Braga, entre diversas outras opções, também esteve a disposição do público vinhos e doces portugueses, este último com renda revertida para as crianças da Escola Portuguesa de Santos.
Antes vinculado ao Consulado de Portugal, o evento agora é de responsabilidade da Escola Portuguesa, com apoio institucional do Consulado, e de diversas instituições e empresas de Santos.
“Nós sempre nos empenhamos muito nesse evento porque é da onde tiramos uma renda significativa que ajuda na manutenção da Escola Portuguesa durante o ano”, diz Rosário lembrando que a renda de todos os doces vendidos na praça são revertidos para a instituição que atende crianças carentes de Santos.

Autoridades

Após uma missa, o evento foi aberto com a presença de apoiadores e autoridades no palco, entre elas o vice-prefeito de Santos, Sandoval Soares, que falou sobre seu amor por Portugal e a Portuguesa Santista.
“É muito importante reviver sempre nossas origens” defendeu Sandoval citando Santos como uma das cidades mais portuguesas do Brasil. “Os portugueses são posicionados na parte empresarial da cidade, para nós é uma gratidão estar comemorando essa história”.
O vice-prefeito ainda parabenizou a organização da festa e a comunidade portuguesa pelo evento. “Nós que fazemos a divulgação dessa festa a gente sente que quando soltamos o Dia de Portugal na programação é muita gente motivada e confirmando presença no evento”, diz ele que é casado com filha de portugueses e pode conhecer todos os lugares onde a sogra nasceu e cresceu em Portugal, além de ter uma filha que mora nos arredores de Lisboa e uma neta portuguesa.
Ao Mundo Lusíada, o cônsul adjunto Hugo Gravanita falou também sobre o “orgulho da comunidade portuguesa de Santos”. “De tudo o que vemos no nosso dia a dia, a comunidade luso-brasileira de Santos ocupa um lugar de destaque em relação a toda comunidade porque devido ao seu tamanho e devido ao trabalho que realizam junto às autoridades locais, em prol de Portugal e da nossa cultura”.
Segundo Hugo, o festival em sua 10ª edição é um exemplo. “Claro que todas as regiões tem as suas festas nas associações, mas uma festa de rua que ocupa um dia inteiro numa cidade com o tamanho e a importância que Santos tem, não é algo que se veja em todo lado”.
Também foi destacado pelo cônsul a participação eleitoral da comunidade na baixada santista, além de acordos com prefeituras em Portugal, com empresas de Portugal, e demais iniciativas voltadas a cultura do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend