Centro de Cultura Portuguesa é inaugurado em Santos

Ronaldo Andrade De Santos para Mundo Lusíada

Fotos:Ronaldo Andrade

O Prefeito de Santos, João Paulo Tavres Papa (no centro) e o Rancho Folclórico Madeirense, no palco do Centro.

O Centro Turístico, Cultural e Esportivo do Morro do São Bento, em Santos, foi inaugurado no último sábado (24). O local é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santos e associações da comunidade, entre as quais o Rancho Folclórico Madeirense e a União das Bordadeiras.

O presidente da Assembléia Legislativa da Região Autônoma da Ilha da Madeira, João Dantas, esteve presente ao evento. Para ele, o centro é um reconhecimento de uma luta iniciada há anos: “É muito gratificante, depois dessa luta, ver uma obra que beneficia a população”. O Centro terá como objetivo a preservação e a divulgação das tradições dos imigrantes madeirenses. Bordados, doces típicos e danças serão alguns dos atrativos. Além disso, também oferece à população outros serviços, como biblioteca, cursos de informática, brinquedoteca, oficinas culturais, culinárias e esportivas.

O Prefeito Papa e João Dantas, presidente da Assembléia Legislativa da Região Autônoma da Ilha da Madeira

Várias autoridades políticas e representantes da comunidade portuguesa compareceram à inauguração. O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, afirmou que “é muito importante oferecer essas atividades para os habitantes da cidade, em mais um compromisso cumprido pela nossa Administração”. Já o deputado federal Arnaldo Madeira (PSDB) destacou a parceria entre a prefeitura e os moradores do São Bento.

O Centro também fará parte do itinerário da Linha Conheça Santos, um passeio feito de microônibus que passa pelos principais pontos turísticos da cidade. O chefe do Departamento de Atividades Turísticas da Secretaria de Turismo, Marcelo Fachada, confirmou a proposta: “Entraremos em contato com a administração do local para que possam ser oferecidos aos turistas os bordados e comidas típicas quando a Linha parar aqui”, afirmou, lembrando que neste mês o Centro Português também passou a fazer parte do percurso.

Deixe uma resposta