Centro Cultural Português de Santos começa ano com Vindima e traz Arouca de SP

Homenagem do Verde Gaio e da diretoria para o Cônsul Honorário Armenio Mendes, que foi ao palco com a esposa Celeste, os folcloristas e diretores todos juntos, na entrega de uma placa ao grande apoiador não só do grupo da casa, mas da cultura portuguesa no Brasil. Foto: Marcio Marques
Homenagem do Verde Gaio e da diretoria para o Cônsul Honorário Armenio Mendes, que foi ao palco com a esposa Celeste, os folcloristas e diretores todos juntos, na entrega de uma placa ao grande apoiador não só do grupo da casa, mas da cultura portuguesa no Brasil. Foto: Marcio Marques

Por Odair Sene

O ano de 2017 no Centro Cultural Português de Santos, entidade presidida pelo Sr. José Duarte, teve seu primeiro evento realizado no sábado, dia 11 de fevereiro, em sua sede social, na Av. Ana Costa, com a tradicional Festa da Vindima.
Nesta noite com apresentação de dois grupos: o Rancho Folclórico Verde Gaio, o anfitrião apresentado no palco pela diretora Ana Maria Gonzalez, e como convidado esteve o Rancho Folclórico Arouca São Paulo Clube (Aldeias da Nossa Terra), apresentado no palco pelo João D’Ana (apresentador convidado). Ao preço de R$ 85 reais o convite, o convidado tinha direito de levar uma cesta de uvas.
Ao Mundo Lusíada, a diretora de folclore da casa, Ana Maria, falou sobre o visitante, o Arouca, e sobre o evento. “Já vários anos que nós trazemos grupos folclóricos para dançar conosco, já fizemos inclusive festival e o próprio Arouca já esteve conosco aqui em nossa sede e também quando fazíamos lá na sede da Amador Bueno”, disse a diretora que esteve na sede do Arouca em 2016 na festa do co-irmão e entende que essa troca de gentilezas e visitas, é muito positiva para todos. Comentando que no mês de junho, o Verde Gaio deve receber outro grupo convidado.
Ana Maria comentou ainda que o Verde Gaio, com seus 51 componentes, já começou seus ensaios logo no mês de janeiro e já conta com vários compromissos, promete passar um ano bem agitado em termos de agenda.
Pelo lado do visitante conversamos com o apresentador João D’Ana, convidado pelos arouquenses para estar no palco esta noite. No folclore há mais de 40 anos, conhecedor de tudo neste meio, disse ao Mundo Lusíada que esta noite teria uma apresentação muito especial: “O Arouca em sua totalidade está trajado com os trajes de Arouca, variados, trajes rurais, de trabalhadores rurais, do campo mesmo, e trajes muito ricos também, estamos portanto fazendo uma miscelânea geral de todo o Concelho de Arouca, numa apresentação que vale a pena assistir”.
Sobre a tradicional vindima do Verde Gaio, João D’Ana disse apreciar muito essas festas temáticas, como esta do Centro Cultural de Santos. “São festas sempre muito bem vindas e são sempre muito bonitas e muito enriquecedoras, porque estão sempre resgatando antigos valores e muitas aldeias de Portugal, ainda hoje, é um ritual, a vindima marca para cada família como uma festa, então o que o Centro Cultural de Santos está fazendo hoje, é muito bonito, é para tirar o chapel”, disse ele que também elogiou a qualidade do Arouca, dizendo se tratar de um rancho federado (o único em São Paulo) já há muitos anos, e que segue à risca as determinações da Federação do Folclore de Portugal.
A festa teve churrasco, colheita das uvas, bailarico, homenagem do verde Gaio e da diretoria para o Cônsul Honorário Armenio Mendes, que foi ao palco com a esposa Celeste, os folcloristas e diretores todos juntos, na entrega de uma placa ao grande apoiador não só do grupo da casa, mas da cultura portuguesa no Brasil. Na Festa do Santoinho de 2016 e quando o Verde Gaio comemorou os 55 anos foram usados os novos trajes dados pelo empresário Armenio Mendes, mas ele não pode comparecer. “Só conseguimos fazer a entrega da placa agora, foi uma pequena homenagem do Rancho para com o Sr. Armênio e a sua família pelos 12 trajes de Lavradeira Ricos, só não estávamos trajados com eles devido a festa ser das Vindimas”, explicou a diretora Ana Maria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend