Centro Cultural Português celebra o Dia de Portugal em Santos

José Duarte de Almeida Alves, Vera Leon, José Octavio de Sousa e José Augusto do Rosário.

Por Ronaldo Andrade

Emocionante. Assim pode ser definida a palestra que a jornalista Vera Leon, do jornal A Tribuna, proferiu na sede cultural do Centro Cultural Português no dia 9, no Centro Histórico de Santos, em comemoração ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O evento reuniu cerca de 250 pessoas, entre autoridades políticas do município e importantes personalidades da comunidade luso-brasileira da Baixada Santista.

A jornalista destacou a felicidade em receber o convite do presidente do Centro Cultural Português, José Duarte de Almeida Alves, para proferir a palestra: “Tenho um carinho muito especial por pelo país, o idioma, a culinária. Pretendo ainda passar um período morando em Portugal”, declarou Vera, que ressaltou em seu discurso, entre outros aspectos, as bordadeiras do Morro do São Bento, em Santos, a figura histórica de Camões e o fato do presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, comemorar a data no Brasil.

O presidente da entidade, José Duarte de Almeida Alves, parabenizou a jornalista pelo discurso proferido: “Penso ter sido umas das cerimônias mais bonitas que realizamos. A palestra da Vera Leon foi realmente maravilhosa, fora de série, que encantou a audiência com suas palavras. Somos eternamente reconhecidos”, enalteceu o presidente, que também salientou o papel dos diretores do Centro Cultural Português e ao Consulado Honorário de Portugal de Santos, nomeadamente nas figuras do cônsul-honorário, Armênio Mendes, e ao seu gestor, José Augusto do Rosário, para a realização da solenidade.
Representando o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, o secretário de Educação do município, Carlos Alberto Ferreira Mota, destacou a importância da data, que “reforça o espírito da comunidade portuguesa em Santos, especialmente na área educacional, com o trabalho realizado pela prefeitura em conjunto com a Escola Portuguesa”, declarou.

Presente ao evento, o secretário de Turismo de Santos, Rafael Leal, parabenizou o Centro Cultural Português pela realização do evento e também “aos portugueses que escolheram Santos para construir a sua história’, afirmou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: