Ceia de Natal marca noite memorável na Casa de Portugal São Paulo

Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> Maria dos Anjos recebe comenda das mãos do presidente da casa, ao lado do marido.

A Casa de Portugal de São Paulo promoveu uma noite memorável, em 11 de dezembro, no seu salão nobre. A Ceia de Natal da entidade, neste ano, contou com a apresentação do cantor português, de renome internacional, Carlos do Carmo, no mês em que ele completou 70 anos.

Segundo o presidente, Dr. Julio Rodrigues, a Casa de Portugal já começou a apostar nos grandes nomes da música portuguesa e brasileira. “Nós vamos trazer cantores internacionais, mas vamos dar sempre oportunidade a cantores nacionais. Sempre com pessoas ligadas à Casa de Portugal” afirma.

Segundo ele, “Carlos do Carmo é um expoente da música portuguesa, expoente da alma portuguesa que é o fado. É aquela coisa de alma, de espírito de amor” relata. E reafirma, 2010 será um ano de grandes cantores brasileiros e portugueses na casa mater dos portugueses em São Paulo. “A Casa de Portugal é uma associação sólida, faz muita filantropia, traz cultura, arte, exporta Portugal para toda paulicéia, para todo o Brasil com o folclore. E hoje é uma entidade com as contas em dia” declara.

Neste encerramento do ano, Julio Rodrigues ainda defendeu a casa como um marco para toda a cidade. “Apesar de estar no Centro Histórico, a casa é um marco arquitetônico da cidade. Eu diria que, depois do Museu de Arte Sacra, na Av. Tiradentes, nós somos o prédio mais português de São Paulo” diz ele, citando que a cidade conta com “milhares” de prédios portugueses, e que muitas vezes passa despercebido pelas pessoas. “Eu desço a Rua Florêncio de Abreu, que está toda deturpada e suja, só para ver os prédios portugueses, tudo aquilo me lembra Portugal. É como caminhar na Lapa, no Rio de Janeiro, de tanta coisa portuguesa. As pessoas esqueceram que o Brasil é um retrato de Portugal”.

A Ceia de Natal com Carlos do Carmo lotou a Casa nesta noite, com 600 convites vendidos, e segundo o presidente da casa, outros “400 pedidos de convites desesperados” de amigos que também queriam estar presentes. Mas apesar das muitas ligações recebidas, Dr. Julio Rodrigues disse que não havia mais espaço, para a festa não perder qualidade. “600 pessoas era o número exato. As pessoas ficavam confortáveis, apesar do salão comportar mais”.

Dentre os convidados, a casa recebeu muitos representantes e presidentes de diversas associações luso-brasileiras, além da presença da apresentadora Olga Bongiovanni, do deputado José Aníbal, desembargador Otavio Toledo, entre outros.

Durante o seu discurso de boas vindas, o presidente ainda relembrou a todos a importância da Casa de Portugal na memória coletiva dos presentes, citando a colônia portuguesa como a maior comunidade do Brasil.

2010: Fafá de Belém O presidente da Casa de Portugal revelou ao Mundo Lusíada que a cantora brasileira Fafá de Belém será brevemente a próxima grande atração da casa. “Vamos encher a casa de novo, como fizemos na Portuguesa de Desportos” afirma.

Para o próximo ano, a casa contará ainda com uma reforma, da mobília ao teto, e relata o elogio feito pelo Carlos do Carmo ao espaço. “Ainda hoje, o Carlos do Carmo estava dizendo: ‘Olha Julio, esse salão, de todas as casas portuguesas que eu vou no mundo, há clubes muito importantes, não tem um salão social tão bonito quanto esse’” relata. “É verdade, porque nós estamos acostumados e não damos valor, mas o salão é muito lindo”. Dentre as mudanças, a casa está planejando colocar ar fresco na frente do salão e cortinas para projeção. “No próximo ano, nós vamos fazer eventos memoráveis como este que está acontecendo hoje aqui” afirmou.

“2009 já foi o ano da casa. Acho que 2010 vai ser ainda melhor. A casa está consolidada, nós podemos gastar mais” diz ele citando o grande trabalho feito nos bastidores, para que tudo saia de acordo. “Ninguém é profissional, nós somos todos amadores, porque temos amor, a palavra já diz, nós amamos a Casa de Portugal. É um estado de espírito estar aqui”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend