CCLB: Entidades devem respeitar aniversários das casas na programação de eventos

Mundo Lusíada

Jantar dos presidentes na Portuguesa. Foto: Maristela Bignardi

 

No Restaurante Cais do Porto, nas dependências da Portuguesa de Desportos, os presidentes das associações luso-paulistas estiveram reunidos para mais um Jantar dos Presidentes, na noite de 28 de setembro.
Uma das questões estabelecidas refere-se ao calendário de eventos que muitas vezes são coincidentes na comunidade portuguesa. Foi sugerido que, a partir de 2012, as entidades luso-paulistas respeitem pelo menos as festas em comemoração ao aniversário de fundação de cada entidade, se comprometendo a não realizar eventos nas demais casas portuguesas.
Ao comando do presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo (CCLB), Antonio de Almeida e Silva, o evento semestral, que deverá ser bimestral num futuro próximo, tem o objetivo de prestar contas do Conselho e ouvir os dirigentes associativos. “Fizemos um balanço junto com os presidentes, porque tenho pedido sempre que eles participem, reclamem, elogiem, mas que participem dando sugestões, criticando” diz Almeida e Silva.
Entre os assuntos em pauta, estiveram ainda eventos em que o CCLB está engajado, como o jantar da Provedoria da Comunidade Portuguesa que foi antecipado para dia 20 de outubro, em razão do jantar da Câmara Portuguesa de Comércio que acontece no dia 27 na Hípica Paulista, com a presença do presidente de Portugal, Cavaco Silva, pela primeira vez depois de reeleito no Brasil.
Outro evento em discussão que será organizado pelo CCLB é a vinda do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, a São Paulo no próximo dia 19 de novembro. “Ainda não está definido, ele acenou para ter um encontro com a comunidade e empresários e eu disse que para cuidar da parte empresarial existe outra instituição. Nós somos a parte associativa, eu disse a ele que gostaria que ele ouvisse as nossas associações” diz Almeida e Silva. Ainda não definido, talvez o secretário se encontre com os jovens ou com a associação luso-paulista. O certo é que a visita acontece via Conselho da Comunidade, que vai receber um subsídio para tal e fazer tudo em parceria com o governo português.

Prestação de Contas
Ainda durante a reunião, o CCLB fez um balanço dos eventos realizados em 22 de Abril (Dia da Comunidade Luso-Brasileira), 10 de Junho (Dia de Portugal, Camões e Comunidades), além da Campanha do Agasalho 2011.
“Outra questão colocada, embora de maneira cansativa porque ainda não deu certo, é o calendário de eventos que já melhorou muito para que não haja coincidência de eventos, mas ainda está longe de ser o ideal. E outro tema é a juventude que está longe de alcançarmos o mínimo. Reconheço que fracassamos até agora, mas é um fracasso com muitas explicações. Vamos continuar insistindo. Além do nosso cotidiano de acompanhamento de fiscalização de tudo que se passa”.
Para Almeida e Silva, que em reuniões passadas recebeu elogios, as críticas também são importantes. “Nos jantares anteriores todos elogiaram, e sei que não é assim. Acho que eles estão estimulando e apoiando o nosso trabalho, eu agradeço, mas não me incomodo se houver críticas. Nós temos uma função que é quase pública, temos a obrigação de prestar contas à comunidade. Se alguém fizer crítica ou sugestão é bem recebida”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: