Casa Ilha da Madeira em festa pelos seus 42 anos

 

Comunidade madeirense em São Paulo comemorou 42º aniversário da Casa Ilha da Madeira, Dia da Ilha da Madeira e Dia das Comunidades Madeirenses.

Por Lucélia Fernandes

Os homenageados do dia pelo vereador Toninho Paiva

Num misto de alegria, orgulho, emoção e saudade, a Casa Ilha da Madeira organizou no domingo, dia 3 de julho, uma festa animada com a apresentação  de seus Grupos Folclóricos Adulto e Infanto Juvenil e no encerramento, os fadistas Dam Félix e Glória de Lourdes, acompanhados por Mario Rui na guitarra portuguesa e José Carlos Ruggiero na viola.
Logo a seguir à execução do Hino da Região Autônoma da Madeira e dos Hinos Nacionais de Portugal e do Brasil, o presidente da Associação, José Dias Bettencourt, deu as boas vindas às autoridades e público presentes  referindo a tripla comemoração daquele dia (42º aniversário da Casa Ilha da Madeira, Dia da Ilha da Madeira e Dia das Comunidades Madeirenses) e o grande orgulho que sentia com a presença de tantos sócios e amigos numa prova inequívoca do bom trabalho que a Diretoria tem feito no sentido de divulgar e agregar mais e mais interessados nos eventos que a Casa promove. “Hoje a nossa Casa recebeu um público que excedeu todas as nossas melhores expectativas. Pedimos desculpas por algumas falhas, pelo Bolo de Caco, pelos bolinhos de bacalhau, doces e outras iguarias que se esgotaram. Foi uma surpresa e uma extraordinária alegria termos recebido tanta gente neste domingo, voltem sempre”, disse o emocionado presidente  depois de relembrar a sua chegada ao Brasil quando tinha apenas quatro anos de idade.
A sessão solene proposta pelo vereador Toninho Paiva foi apresentada por Cláudio Alba e nela várias personalidades da comunidade madeirense receberam um diploma de gratidão, outorgado pela Câmara Municipal e pelo Legislativo Paulistano, pelos relevantes serviços prestados por essas à Comunidade Madeirense: Álvaro Alves Lourenço, Antonio Damaso Pereira Felix (Dam Felix), Artur Silva, Antonio Silvestre Gonçalves (in memoriam), Clara Baptista, Carlos Rodrigues dos Santos, Francisco Acácio Freitas Oliveira, Isael Pinto, Jacinta de Freitas Veiga, Jacinto Paulo Figueira, Jorge Paulino Camisa Nova e Martinho Nunes de  Araújo.
Durante a tarde os grupos folclóricos que já haviam se apresentado no início do evento voltaram ao palco e o final, já noite, ficou por conta do madeirense Dam Feliz e da trasmontana Glória de Lourdes, que intercalaram músicas dos seus repertórios com outras de compositores madeirenses, dentre elas, a canção magoada “Ilha da Madeira”, de Artur Ribeiro e Mario Gonçalves Teixeira, cantada em coro pelo público ainda presente, atento, participativo e muito emocionado com a lembrança dos versos “…No meu cantar de saudade/Eu peço a Deus que te guarde/Inteirinha para mim…”. Depois desse momento nostálgico, integrantes dos grupos folclóricos madeirenses, misturados ao público, mandaram a tristeza para longe, dançaram e cantaram até o final da festa à frente do palco, acompanhando os fadistas. O presidente da Casa também festejou com os seus e prometeu uma noite do fado em um dos salões.

A jovem senhora, cheia de encanto e beleza
Foi no dia 15 de Junho de 1969 que Jaime de Nóbrega e João da Cruz fundaram a Sociedade Amigos da Ilha da Madeira que, com a mudança dos estatutos adotou o nome de Casa Ilha da Madeira. Durante alguns anos a sede foi na casa do patrão de João da Cruz, na Rua Mauá e depois numa casa alugada na Rua Voluntários da Pátria. Graças a doações e contribuições mensais dos seus cerca de 400 sócios contribuintes, foi adquirido um terreno na Av. Parada Pinto que é hoje a sede social e que conta também com uma quadra de esportes, academia de ginástica e salões. Alugados, constituem a base da renda da Associação que conta com dois grupos folclóricos, o Infanto Juvenil dirigido por Maria Sardinha Gonçalves e o Adulto, por Bárbara Gal, que promove no próximo dia 31, um almoço com bacalhau e outros pratos opcionais por 45 reais.
A Festa de Nossa Senhora do Monte, padroeira da Ilha da Madeira, acontecerá no dia 14 de agosto.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: