Casa Ilha da Madeira comemora 53 anos e Dia da Região Autônoma com grande festa e homenagens

Por Odair Sene
Mundo Lusíada

No dia 03 de julho, a Casa Ilha da Madeira de São Paulo realizou uma grande festa de aniversário de fundação: 53 anos, e junto o “Dia da Região Autônoma” que é celebrado oficialmente no dia 1º de julho.

Sob comando do presidente Manuel Dias Bettencourt, foi um evento grande e cheio de atrativos, sem contar a tradição madeirense especialmente no seu rico cardápio, os pratos típicos da Ilha da Madeira: Caldo Verde, Espetada, Bolo de Caco, bolo de mel, bolinho de bacalhau, postas de bacalhau, os doces típicos e, como sempre acontece, sorteios de vários prêmios.

Neste animado domingo a entidade recebeu a Vereadora Sandra Santana (PSDB), que nesta data comunicou à Casa Ilha da Madeira, ao presidente e diretoria, que a Câmara Municipal de São Paulo concedeu uma honraria à entidade madeirense através do Decreto Legislativo n.58 de autoria do Vereador Jonas Camisa Nova (em memoria). A concessão de uma “Salva de Prata” foi aprovada e a vereadora foi autorizada pelo Presidente da Câmara, vereador Milton Leite, a fazer a entrega para o presidente da casa José Manuel Dias Bettencourt.

“Eu tive a honra de presidir a solenidade em homenagem a este aniversário [de fundação da casa e ao Dia da Região Autônoma da Madeira] e à Comunidade Madeirense em São Paulo e posso dizer que tivemos momentos de muita emoção! O primeiro, ao ouvir os hinos da Ilha da Madeira, de Portugal e do Brasil e ver no rosto de cada um o amor à este país tão acolhedor. O segundo, a entrega da ‘Salva de Prata’, a maior honraria concedida pela Câmara dos Vereadores à instituições, organizações sociais, fundações ou entidades, como forma de destacar os serviços prestados para a cidade. Fui a portadora da entrega desta honraria proposta pelo ex-vereador – Jonas Camisa Nova (em memoria), que faleceu antes de contemplar a comunidade madeirense. Seu filho Jonas Camisa Nova esteve conosco neste momento”, disse a vereadora.

Na solenidade presidida por Sandra Santana, diversas pessoas ligadas à casa e à comunidade foram homenageadas (total de 18, veja lista a baixo), entre elas o Sr. Sérgio Costa, da empresa BomPorto, líder no comércio de bacalhau. Sérgio Costa Sousa, agradeceu pelo reconhecimento. “Quero agradecer à Casa da Ilha da Madeira pelo reconhecimento ao nosso trabalho feito no Brasil. Quero dedicá-lo aos funcionários que todos os dias fazem o melhor. Agradecer a todos os clientes pela preferência dos nossos produtos. Bacalhau é Bomporto”, disse ele que estava em viagem a Portugal, e foi representado pela sua diretora de mkt Angélica Seiblitz.
Foi uma tarde com muita música brasileira e portuguesa, especialmente com o folclore madeirense, um domingo de alegria, recordações, histórias, com a presença de famílias, representantes da comunidade madeirense, do presidente do Conselho da Comunidade Dr. Manuel Magno Alves, de empresários e autoridades, além claro, de muito bacalhau, vinho e doces típicos portugueses. Um dia de festa portuguesa, com certeza.

Lista dos homenageados neste evento:
José Martins, Márcio Ivan, Augusta de Mendonça da Fonte, Horácio M. Gonçalves, Francisco Angelino Fernandes, José Antônio Ferreira, Antônio José Gonçalves Fragoeiro, Silvia Gomes Viveiros, Maria da Purificação Rodrigues, Jonas de Souza Camisa Nova, Francesco Tadeu Fernandes D’ Elia, Amanda Neri de Nóbrega, Ludovina Andrade, José Teixeira de Sousa, Maria da Conceição de Nóbrega Taberneiro, Maria da Mata, Sérgio Costa Sousa (Angélica Seiblitz), Antônio dos Santos.

Casa Ilha da Madeira lamenta morte do Padre Edmundo
A Casa Ilha da Madeira de São Paulo vem por meio de seu presidente José Manuel Dias Bettencourt e de seu presidente do Conselho Deliberativo Dr. Felipe Gouveia Vieira, prestar condolências à família e à toda comunidade madeirense de São Paulo pelo falecimento Pe. Edmundo da Mata, natural da Ilha da madeira, Freguesia de Gaula.
Por muitos anos este celebrou as missas em ação de graças à N.S. de Fátima e N.S. do Monte.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: