Casa dos Açores representa comunidade em evento do Rotary na Vila Carrão

Na segunda-feira, 18 de junho, o Rotary Clube São Paulo – Vale do Aricanduva promoveu uma solenidade com a presença de dirigentes da Casa dos Açores de São Paulo, representando a comunidade portuguesa.

Na data, foi oferecida ao clube uma bandeira de Portugal, entregue pelo Sr. Agostinho, diretor da Casa dos Açores. A instituição esteve presente como representante das casas luso-brasileiras. “Fomos convidados a fazer a oferta dessa bandeira simbolizando todo o povo lusitano” disse ao Mundo Lusíada o Sr. Agostinho, afirmando que é muito importante o convívio e a troca de experiências.

O convite à inserção da bandeira de Portugal no clube pretende demonstrar a afeição do movimento à todas as raças e religiões. “O Rotary é uma entidade multidisciplinar, que está fincada em muitos países do mundo. Em 162 países, ele congrega um grupo de 1,2 milhão de companheiros, esse é um número fabuloso, então pegamos a Ásia, África e Europa” diz Jorge Nemr sobre o clube de serviço que nasceu nos Estados Unidos. O presidente do Distrito 4430 do Rotary, Jorge Nemr, permanece na unidade até junho 2007, assumindo a gestão do próximo ano o Adilson Silva.

“Dentro dessa dinâmica, nós tivemos a vinda de pessoas de Portugal para cá. É um intercâmbio que existe entre o Brasil e outros países. Nesse ano, veio um grupo de Portugal e um grupo do Japão” disse. Neste âmbito, a bandeira de Portugal lembra exatamente este intercâmbio. “Na medida em que vamos tendo eventos com pessoas de outros países, as quais oferecem suas bandeiras que vão se somando ao nosso conjunto”.

Durante a solenidade, Agostinho falou sobre a bandeira portuguesa, o significado das suas cores, e ressaltou alguns eventos promovidos da comunidade açoriana na região. Participou do evento Vicente Marques, o sub-prefeito de Aricanduva / Vila Formosa / Carrão. Marques administra uma população de cerca de 400 mil habitantes e conta com o auxílio do Rotary Club.

Após a solenidade, o Rotary Club, originalmente norte-americano, serviu um almoço com bolinho de bacalhau, vinho português e apresentou a bandeira de Portugal. “Levamos algumas pessoas a emoção extrema. O Dr. Vicente Marques é uma pessoa totalmente versada no mundo político, um orador excepcional, e hoje ele engasgou” disse Nemr explicando que o sub-prefeito já foi casado com uma portuguesa, tem neto filho de portuguesa, mas que se emocionou ao falar dos sogros que “não estão mais entre nós”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend