Casa dos Açores de São Paulo promove 44ª Festa do Divino Espírito Santo

Da Redação

A Casa dos Açores de São Paulo realiza, nos dias 19 e 20 de maio de 2018, a 44ª Festa Do Divino Espírito Santo, na Vila Carrão em São Paulo.

Na manhã do domingo, dia 20.05, será realizada uma grande procissão integrada com as bandeiras e as coroas do Divino, e as imagem de Nossa Senhora de Fátima e do Senhor Santo Cristo dos Milagres, acompanhadas por uma banda musical. A procissão percorre algumas ruas do bairro de Vila Carrão e se desloca da sede da CASP até a Igreja Santa Marina, onde acontece a missa solene às 10h30, em louvor ao Divino.

A festa foi introduzida em Portugal pela rainha Santa Isabel na região de TOMAR. Mais tarde, foi levada pelos povoadores portugueses para as 9 ilhas do Arquipélago dos Açores, localizado no oceano atlântico norte, tornando-se a principal festa e devoção das ilhas. Ao emigrarem para outros países e regiões do mundo, os ilhéus levaram consigo esta devoção e festejos, especialmente, para os EUA, Canadá e Brasil, principais países de acolhimento.

Para o Brasil, a emigração completa 270 anos em 2018, em Santa Catarina contemplando intensa programação de eventos ao longo do ano que contou inclusiva com a vinda do Presidente da Região Autônoma dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro, acompanhado por lideranças politicas do Arquipélago, que visitou também a comunidade açoriana de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Os açorianos desde que chegaram ao Brasil fundaram importantes cidades, não apenas em Santa Catarina mas também no Rio Grande do Sul a exemplo de Florianópolis e Porto Alegre. A presença açoriana, no entanto se estendeu também para São Paulo, concentrando-se no bairro de Vila Carrão e Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Minas e Espirito Santo.

As festas do Divino em São Paulo fazem parte do Calendário Oficial da Cidade. Os festejos de rua são realizados num único fim de semana, reunindo famílias inteiras da região, que ali comparecem para degustar as famosas malassadas, a massa sovada, os bolinhos de bacalhau, o caldo verde, um bom vinho e outros iguarias da culinária luso-açoriana e brasileira.

Todo o ano é montado pela Prefeitura um grande palco, em frente à sede da Casa dos Açores, para alegrar a festa de rua que tem inicio já no começo da tarde do sábado e do domingo e se estendendo pela noite com a apresentação grupos musicais e folclóricos.

Almir Alvite, descende de portugueses continentais e, sua esposa Iara, descende de italianos, são os mordomos da festa e atuam há anos junto à CASP e à comunidade açoriana de São Paulo e convidam a todos para participaram dos festejos da 44ª FESTA DO DIVINO DE VILA CARRÃO.

SERVIÇO:
44ª FESTA DO DIVINO
DIAS 19 E 20 DE MAIO DE 2018
REALIZAÇÃO: CASA DOS AÇORES DE SÃO PAULO
RUA DENTISTA BARRETO, 1282 – VILA CARRÃO.
TELEFONE: 11 2296-4890 / 2942-0487
EMAIL: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend