Casa dos Açores completa 30 anos com grande festa

Por Vanessa Sene Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> Entre os homenageados, os ex-presidentes Manuel Medeiros; Manuel Henrique Farias Ramos; Manuel Pereira de Arruda (em memória) recebido pela esposa Lúcia Abreu de Sá; Antonio Pavão Rodrigues Junior (em memória) recebido pela esposa Angelina Pavão; Antonio Mendes Cardoso Sequeira, Waldemar Luiz (em memória) recebido pela esposa Guiomar Luiz; Elisiário dos Santos Filho; José Luiz Tavares Arruda; João Pires Pereira; José Luiz Oliveira Jacob. Ex-presidentes do Conselho: Dimas Pavão de Farias; Messias Carvalho dos Reis (em memória); Elisiário dos Santos Filho; Marcelo Stori Guerra.

A Casa dos Açores de São Paulo completou 30 anos de fundação em 22 de junho, e para marcar a data, promoveu uma comemoração no domingo, dia 27, com almoço típico açoriano e apresentações musicais. Bom público esteve presente durante esta tarde, na sede da entidade, o qual acompanhou a apresentação da Tocata Jovem dos Açores, e do Grupo Portugal Show.

Para o presidente, a Casa dos Açores tem muito a comemorar e ainda muito a realizar. “Nós temos muito a comemorar porque realmente é um desafio manter uma casa filantrópica, sem fins lucrativos, que tem como obrigação manter uma cultura açoriana, nos dias de hoje é difícil. E 30 anos de existência significa que a casa está sendo bem conduzida, estamos conseguindo manter a cultura mesmo no mundo complicado de hoje. A data é uma realização mas ainda temos muito a fazer pela frente” diz Marcelo Guerra.

Para o presidente, que apesar de não ter descendência açoriana é neto de portugueses, é emocionante participar deste momento da casa. “É muito gostoso presenciar que a comunidade está voltando a frequentar a Casa dos Açores, que eles nos param e parabenizam pelo trabalho que vem sendo realizado. É uma satisfação pessoal muito grande ouvir esse retorno das pessoas que frequentam a casa, coisa que não existia muito no passado. Isso é muito gratificante” diz o presidente da atual gestão, que permanece à frente da entidade até junho de 2011.

Seguido do almoço, a casa deu início às homenagens do dia. O público acompanhou na sequência apresentação de fado, com os guitarristas Ricardo Araújo, José Carlos e Renato Rocha Araújo, e a fadista Marly Gonçalves. O grupo, que veio de Santos para o aniversário, arrancou muitos aplausos dos presentes. Homenagens Esta tarde contou com mais de 20 homenageados, entre ex-presidentes Executivos e do Conselho Deliberativo, além de apoiadores que se dedicam à Casa dos Açores. “Quando eu ainda era presidente do Conselho, nós instituímos a Medalha da Ordem do Mérito do Açor. Esta medalha se destina a parabenizar e homenagear as pessoas que se dedicaram à Casa dos Açores. Hoje quem vai receber serão os ex-presidentes, tanto executivos como ex-presidentes do Conselho” afirma o presidente.

A segunda parte da homenagem, com entrega de placas, foi voltada às pessoas que participam e também se dedicam à casa no apoio. O Departamento Social, com as senhoras da cozinha, receberam placa juntamente com um botão de rosas. Os jovens integrantes da casa, entre filhos e netos dos homenageados, foram chamados ao palco para a entrega das homenagens.

Projetos Futuros Em dezembro de 2009, uma representante do Governo Açoriano esteve presente na sede da entidade, que na altura divulgou a necessidade de ampliação para sua sede. Durante a festividade de aniversário, o presidente divulgou ser este um dos projetos futuros que ainda está sendo trabalhado pela Casa dos Açores.

“Nós ainda estamos desenvolvendo o projeto de ampliação porque a cada momento que nos reunimos, percebemos que há uma necessidade a mais, de ampliação do palco, refrigeração do salão, saídas de emergência, atendimento aos Portadores de Deficiência. Em cada reunião, identificamos novos desafios, e não conseguimos ainda terminar o esboço da planta do projeto” diz o presidente, informando ainda que assim que concluída, será iniciada a campanha junto ao governo açoriano, em busca de apoio financeiro para a obra.

Além da ampliação da sede, a atual gestão divulgou ainda projetos como o Espaço Gourmet, uma área aberta à comunidade para preparos de churrascos e pizzas, e a intenção de lançar um CD no próximo ano da tocada jovem da casa, misturando a música açoriana com elementos da música brasileira. Este é um projeto novo, em prol da tradição açoriana, que está sendo estudado pela entidade.

Deixe uma resposta