Casa do Minho promove jantar em comemoração aos 54 anos do seu grupo folclórico

Por Cleber Machado

No próximo dia 12 de dezembro, a Casa do Minho do Rio de Janeiro abre suas portas ao público para comemorar o aniversário de 54 anos de um dos principais nomes do folclore português: o Rancho Folclórico Maria da Fonte. O grupo já participou dos mais importantes festivais de folclore da Europa e é um dos mais reconhecidos do Brasil.

O jantar será realizado no Salão Nobre da casa carioca e terá a participação do pianista Jorge Maia e da fadista revelação Ester Lopes, acompanhada de Vitor Lopes e Cleber Matos, que lançarão o CD “Guitarras”. Serão servidos Salada Caprese e Rocambole de Bacalhau, como entrada, Medalhão de Filé Mignon acompanhado de Penne ao Molho Madeira, como pratos principais, e mousse de maracujá de sobremesa. O jantar será harmonizado com vinhos portugueses e chilenos.

Fundada em 8 de março de 1924, a Casa do Minho do Rio de Janeiro é uma das principais referências latino-americanas no folclore português e suas mais ancestrais tradições. Ao ser criada, a Casa do Minho tinha como objetivo ser uma aliada no Brasil para minhotos – portugueses advindos da região do Minho, no norte de Portugal – que passavam por dificuldades, além de promover a fraternidade luso-brasileira.

Pouco tempo depois, porém, a importância de manter viva a cultura minhota fez com que fossem criados no local um grupo folclórico, o Rancho Maria da Fonte, que tornou-se, nos últimos 50 anos, um dos mais importantes conjunto no Brasil e que, por meio de um trabalho de resgate e manutenção dos costumes mais antigos do modo de vida no norte de Portugal, conquistou o respeito da comunidade portuguesa em toda a parte.

Serviço: 54 Anos do Rancho Folclórico Maria da Fonte 12 de dezembro, às 20h30 Local: Casa do Minho – Rua Cosme Velho, 60, Laranjeiras, Rio de Janeiro Preço: R$ 75,00 (incluídos jantar e vinho) Informações e reservas: (21) 2225-1820 Estacionamento gratuito no local

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend