Casa do ABC representa Portugal na Festa dos Povos

Mundo Lusíada

A 3ª edição da festa “Muitos Povos, Uma Cidade”, em São Bernardo do Campo, registrou mais de 12 mil visitantes nos seus três dias de evento, entre 2 e 4 de setembro, no Pavilhão de Exposições Vera Cruz.
O evento, promovido pela prefeitura municipal, integra a programação do 458º aniversário de São Bernardo do Campo, celebrado em agosto, que este ano superou as expectativas dos organizadores e dos expositores.
Representando a cultura de Portugal, esteve a diretoria da Casa de Portugal do Grande ABC, único clube luso-brasileiro na região do ABC Paulista, que serviu bolinhos de bacalhau, vinhos e doces portugueses ao público local. Entre as atrações musicais, esteve presente também o Rancho Folclórico Aldeias da Nossa Terra, na tarde deste domingo.
A barraca de Portugal vendeu neste ano cerca de 50k de alheira e linguiça, e mais de 2 mil bolinhos de bacalhau. Entre sábado e domingo, a casa contabilizou para o evento 150k de bacalhau e 1.800 doces portugueses.
Ao Mundo Lusíada, o presidente da casa Paulo Freitas afirmou que a participação é uma forma de divulgar o trabalho da casa. “Estamos aqui divulgando a cultura portuguesa. Mas é diferente do público da nossa casa. É um público de São Bernardo que muitas vezes não conhece o clube. Nós divulgamos as nossas festas na casa, e de repente, eles acabam conhecendo melhor lá” afirma.
Há oito anos a Casa de Portugal do ABC participa da festa que reúne diversas nações, com suas músicas, comidas e bebidas típicas, um evento que vem aumentando de público a cada ano e melhorando sua infra-estrutura. “Todo ano nós vendemos mais do que no ano anterior” conta Paulo Freitas. “São todos os países unidos numa festa só, e nós representando Portugal”.
Este ano, a festa ampliou seu leque trazendo, em 48 barracas, não apenas 14 diferentes nações e quatro estados brasileiros, como também comunidades étnicas. Entre os participantes, a exposição de quadros do artista Herculano dos Reis, representando a cultura de Cabo Verde e a Associação Caboverdiana do Brasil, com sede na cidade de Santo André. “No próximo ano vamos nos preparar para trazer mais da cultura de Cabo Verde ao evento” diz Lutcha, a diretora cultural da associação.
Estiveram representadas ainda diversas culturas como Itália, Japão, Grécia, Lituânia, Rússia, Índia, Chile, Bolívia, Alemanha, além dos estados Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, e índios da Nação Guarani. Também marcaram presença comunidades como povos indígenas, negros e ciganos. Neste ano, ingressaram ainda as comunidades árabes, do Peru, Hungria e Croácia.

2 Comments

  1. estaremos realizando em outubo/2013 a 1 festa dos povos de rio grande da serra, gostariamos da participação desse grupo, para abrilhantar ainda mais nosso evento, aguardo retorno, obrigado

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: