Casa de Portugal do ABC promove seu 10º Almoço Beneficente

Por Vanessa Sene Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> O Padre Antonio Maria (centro), canta ao lado de Léo Maia e a fadista Glória de Lourdes durante o evento beneficente na Casa de Portugal do ABC.

O 10º Almoço Beneficente, em prol das obras do Pe. Antonio Maria, lotou a Casa de Portugal do Grande ABC, em Santo André, no ABC Paulista. O evento deste domingo, 9 de novembro, reuniu cerca de 800 pessoas nas dependências da casa, sendo 650 pagantes e o restante entre funcionários e voluntários, e contou com diversos patrocinadores como Numatur Turismo, Osastur Transportes, e Banco Millennium BCP.

"Estou muito feliz em poder celebrar o 10º almoço que é uma benção muito grande. Ficamos sonhando durante o ano com esse almoço, porque além de ser uma confraternização em que muitas pessoas se encontram de ano em ano, além dessa fraternidade, é uma grande ajuda que recebemos financeiramente, nos ajuda no fim do ano" diz o Pe. Antonio Maria. O evento auxilia o Instituto José Kentenich, o qual dirige, no pagamento das despesas extras do final de ano como o 13º salário dos funcionários e encargos sociais.

O evento marcou o décimo ano em que a entidade reúne a comunidade portuguesa em prol das Obras do Amor Maior, no Centro Educacional Catarina Kentenich, que auxilia cerca de 300 crianças carentes. "Faz 10 anos que a grande comunidade paulista, são-bernardense, de Santo André e outros estados, têm cooperado muito com essa festa, eu quero agradecer a todos os patrocinadores pela doação que fizeram em favor das obras do Pe. Antonio Maria. Ele é nosso irmão e ele merece pela sua obra, pela passagem belíssima que ele faz nesse planeta" diz o presidente da casa André Magalhães.

Em seu último evento comandando a entidade, ao final da segunda gestão, Magalhães agradeceu a todos os apoiadores e diretoria que conseguiram consolidar esse evento na comunidade. "Nós continuamos o trabalho do nosso antecessor, José de Freitas, que foi presidente dessa casa por algumas gestões, eu sei que são mais de duas, e trouxe todo esse progresso à casa. E nós continuamos o trabalho dele, esperamos não ter decepcionado. E queremos que o futuro tenha nosso apoio como eu tive de todos" agradeceu.

Estiveram presentes personalidades como Alessandra Scatena, Leo Maia (filho de Tim Maia), a mãe do cantor Leonardo, quem também aguardava a chegada da dupla Pedro e Thiago, mas os cantores não puderam comparecer. "E aqueles que todos os anos estão aqui cantando seus fados, suas cantigas, para nós é uma alegria muito grande, há pessoas que desde o primeiro ano estão conosco nessa festa. Tem sempre aquele grupo que vem do Espírito Santo, tem amigos que vem de Santa Catarina, de Minas Gerais. Então a vinda dessa gente é quase que uma tradição" afirmou o padre.

Leo Maia empolgou o público presente cantando sucessos de seu pai, e ainda arriscou acompanhar um fado ao lado do Pe. Antonio Maria e da fadista Glória de Lourdes, no palco.

Pela primeira vez presente na Casa de Portugal do ABC, Leo Maia afirmou que já participou de algumas gravações com o padre, como no reveillon do ano passado e o especial de Natal já gravado para este ano. "Eu sou chegado do Pe. Antonio Maria" disse em entrevista ao Mundo Lusíada, o cantor também descendente de portugueses, por parte da sua avó. Além de participar do almoço beneficente, Leo Maia degustou comida típica portuguesa e aprovou. "O rango é de primeira qualidade, maravilha".

Novos projetos Cerca de 300 crianças são atendidas nas entidades do Instituto José Kentenich. Além do Orfanato Casa Abrigo, onde moram cerca de 58 crianças e adolescentes, a creche da instituição atende 130 crianças carentes e o Núcleo Sócio Educativo, cerca de 100. E os projetos continuam. Ao Mundo Lusíada, o Pe. Antonio Maria falou sobre os novos projetos que pretende construir no local em beneficio das crianças e adolescentes do lar.

"Nós queríamos muito ter uma quadra de esporte porque é o que falta lá em casa, já temos o terreno que os padres da congregação a qual eu pertenço doaram, mas falta a verba necessária para levantar. Nós queremos fazer um campinho, seria ótimo se tivéssemos uma piscina, porque a criançada precisa. Esses são os grandes sonhos materiais, porque o maior sonho mesmo é fazer dessas crianças homens e mulheres que o mundo precisa".

O Pe. Antonio Maria também tem novidades na televisão. Ele estreou um programa há dois meses na TV Canção Nova, emissora católica que transmite a partir de agora o programa "No Colo de Maria", todos os sábados, às 19h30. "É a primeira vez que tenho um programa oficial, com data marcada, na Canção Nova. É um programa muito simples, fazemos junto uma meditação, eu leio testemunhos de quem se sentiu no colo de Maria numa dificuldade da vida, eu canto umas três canções durante o programa e rezo pelas intenções de todos, e dou a bênçãos. A gente se sente mesmo no colo de Maria, muita gente diz isso. O programa tem que fazer jus ao nome", disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend