Casa de Portugal do ABC abre as portas para degustação de vinhos portugueses

João Buchala é o representante da Herdade do Esporão, junto com Paulo Freitas, presidente da casa.
João Buchala é o representante da Herdade do Esporão, junto com Paulo Freitas, presidente da casa.

Mundo Lusíada
Em 30 de maio, a Casa de Portugal do ABC promoveu mais uma degustação de vinho com sucesso. Os espaços limitados para participação se esgotaram para esta noite. “Não é um evento para muitas pessoas, no máximo 40 convidados” diz o presidente da casa Paulo Freitas, citando a empresa portuguesa como parceira de muito tempo. “Eles se propõe a vir, explicar a origem da da quinta. E já usamos os vinhos da Quinta do Crasto nos nossos eventos, são vinhos de preço mais elevado mas de uma qualidade diferente” diz Freitas.
O público presente é diferenciado, diz o presidente, alguns não frequentam os almoços da casa, e são apreciadores de vinho. “Dificilmente encontramos eventos de degustação de vinho. Sentimos essa carência, temos o público que gosta e quisemos mostrar os produtos portugueses. A gastronomia regional portuguesa junto com vinho é um destaque” diz Freitas que pretende realizar mais degustações.
João Buchala é o representante da Herdade do Esporão e Quinta do Crasto, pela importadora do Esporão no Brasil, a Qualimpor. Buchala trouxe para a Casa de Portugal uma novidade do Esporão. “É um projeto novo, o Esporão comprou uma propriedade no Douro que se chama Quinta dos Murças, e vamos ter oportunidade de provar o primeiro vinho produzido lá que se chama Assobio. Depois vamos provar um ícone em que o Esporão tornou-se conhecido mundialmente, que é o Esporão Reserva Tinto. Esses dois vinhos foram solicitados pelo presidente Paulo” afirmou.
Ao Mundo Lusíada, Buchala disse que a Casa de Portugal é um parceiro antigo, este mesmo evento foi realizado outras vezes pela Qualimpor. “É um parceiro que nos prestigia, que gosta de fazer este trabalho. E nós também temos prazer de divulgarmos os vinhos e levar aos associados da Casa de Portugal o que há de melhor e um pouquinho da nossa experiência para que eles possam ser um formador de opinião”.
Com relação ao mercado brasileiro, os vinhos portugueses estão numa crescente, diz. “O Esporão hoje detém uma grande fatia deste mercado, seguido pela Quinta do Crasto, seguido pela Freixenet. Já estamos há 16 anos no Brasil, não começamos hoje, temos um trabalho grande sendo feito de norte a sul do país. Em cada estado com seu representando local” diz ele que é um dos representantes em São Paulo.
Esporão é uma empresa familiar, desde 1965 é uma propriedade da família Roquette, e com produção de vinhos desde 1975. Já a Qualimpor é uma empresa dessa família, criada no Brasil através de João Roquette, justamente para importar e comercializar seus vinhos e azeites no país. A Quinta do Crasto também é da mesma família, do irmão Jorge Roquette. Uma das maiores vinícolas do Alentejo, ela promove enoturismo que possibilita ao turista fazer uma degustação de vinho no local, almoçar e conhecer toda a estrutura. Hoje, o consumidor consegue encontrar facilmente as marcar Esporão pelo Brasil, nos principais restaurantes e lojas especializadas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: