Casa de Portugal de Teresópolis promove evento para comemoração do “Dia de Portugal”

Por Felipe Gonçalves
Do Rio de Janeiro

 

Em 09 de junho, foi comemorado o Dia de Camões, Portugal e das Comunidades Portuguesas na Casa de Portugal de Teresópolis, no Rio de Janeiro.

A data não foi esquecida pelos luso-descendentes do clube, e a festa teve o respaldo da diretoria, nomeadamente do Presidente Eduardo Justiniano, do Diretor Social Felipe Gonçalves e do Diretor Ouvidor Luiz Caramez.

O evento começou com o agradecimento do presidente ao comparecimento da comunidade, seguido do coral da Casa de Portugal, que cantou os hinos do Brasil e de Portugal, além da canção “Luar do Sertão”.

Depois seguiu-se os comentários históricos de Felipe Gonçalves, sobre a importância da data, da união dos povos das antigas províncias ultramarinas, da língua portuguesa que foi celebrada no bojo da comemoração dos quinhentos anos do nascimento de Camões, e na sua brilhante narrativa da chegada de Portugal às Indias e a transformação do mundo após este evento.

Posteriormente tivemos a apresentação da cantora Dulce Botelho, oriunda de Soutosa do Concelho de Moimenta da Beira (Portugal), acompanhada do “Sr.Panza” nos teclados. Por fim, a cereja do bolo foi a apresentação do Rancho Folclórico Camponeses de Portugal, de Duque de Caxias – RJ, sob a coordenação do orgulhoso português Sr. Manuel Matos, de Vouzela, pertencente ao distrito de Viseu (Portugal) que pra além da apresentação, ainda explicou ao público presente, os tipos de vestimentas dos portugueses do Século XIX.

Os Camponeses de Portugal ainda prestaram uma homenagem ao Clube que os recebeu, na figura do Presidente Eduardo. Dessa feita, a Casa de Portugal de Teresópolis-RJ, honrou com o seu compromisso de preservar as tradições dos imigrantes portugueses no Brasil, esse país que já foi o próprio Portugal.

 

 

Deixe uma resposta