Casa de Portugal de SP lota na primeira festa folclórica do ano

Odair Sene | Mundo Lusíada

A Casa de Portugal de São Paulo iniciou bem o ano com a programação de eventos 2006. Grande público esteve presente na primeira festiva, em 18 de março, com a apresentação do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo e o Grupo Folclórico Os Veteranos, da Casa do Minho do Rio de Janeiro.

O evento popular diferencia de outros que a casa costuma organizar. Segundo o diretor de folclore, Ernesto Lemos, uma das razões do grande público é justamente a baixa freqüência de eventos deste tipo promovidos na Casa de Portugal SP. Festivas folclóricas irão acontecer trimestralmente na entidade.

O grupo da casa, que começou o ano com uma grande festa e salão cheio, se apresentou com doze pares, dentre seus 40 componentes. “Este ano já foram feitas algumas apresentações mas os ensaios só começou há dois meses. Já temos alguma programação para este ano, no sul e em São Paulo, temos bastantes apresentações” informou o diretor.

Já os convidados do grupo co-irmão do RJ se apresentaram mais uma vez na entidade com cerca de 46 componentes, incluindo tocata e diretores. Os Veteranos, que de veteranos são poucos, contam com grande participação de jovens luso-descendentes. “São pessoas que vem de outros grupos juvenis, do próprio Maria da Fonte (da Casa do Minho do Rio de Janeiro), e pessoas de mais idade, fanáticos que adoram o folclore português” explicou o diretor e apresentador Lino Silva. Muitos dos jovens que fazem parte do grupo passam da idade de atuarem no Grupo Folclórico Maria da Fonte, e entram no Os Veteranos.

Existente há doze anos, o grupo não é o primeiro do mesmo nome no país. Já existia, principalmente no Rio de Janeiro, outros “Veteranos” em outras casas portuguesas. “Nosso estilo é mais do norte de Portugal, principalmente região do Minho, onde realmente o folclore é tradicional. Exatamente a região que o nosso grupo representa porque é da Casa do Minho do RJ, e apresenta o folclore português minhoto aqui no Brasil”. Aproveitando a vinda a São Paulo, grupo esteve se apresentando ainda no Clube Português e no Arouca SP Clube na mesma semana.

Os presentes no evento da Casa de Portugal, diretores da entidade, entre eles o presidente Antonio dos Ramos, folcloristas de diversas casas portuguesas, além do público em geral, saudaram os componentes dos grupos folclóricos aplaudidos de pé pelo público, enaltecendo as apresentações muito elogiadas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: