Casa de Portugal de SP em nova fase

Mundo Lusíada

Em entrevista ao Mundo Lusíada, o diretor social da Casa de Portugal, Vasco Frias Monteiro afirma que a atual diretoria tem “metas totalmente diferentes”, e ainda citou o presidente Julio Rodrigues como dinâmico e atuante. “Eu acredito que ele vai nos dar todas as condições para que façamos algumas festas requintadas mas também algumas festas populares, porque a nossa comunidade está carente de festas populares”.

Mundo Lusíada

Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo.

Ainda, o diretor social revelou que na comemoração de aniversário de fundação da entidade, no próximo 1º de setembro, a Casa de Portugal receberá o cantor Jair Rodrigues, além da participação de outros cantores portugueses e também brasileiros durante a programação de eventos do ano. “Hoje, nós temos que fazer as duas coisas, a maioria dos nossos associados já são brasileiros. Então temos que fazer algo português sempre, mas nunca esquecer a comunidade luso-brasileira que nos dá todo apoio neste sentido”.

Um dos primeiros projetos da atual diretoria é a viagem do grupo folclórico à Portugal, com o patrocínio do Banco Banif. Segundo disse ao Mundo Lusíada, uma reunião da diretoria na terça-feira, 17 de julho, acertaria todos os detalhes da visita não somente ao Portugal continental como também à Ilha da Madeira. De acordo com ele, o grupo já esteve quatro vezes em Portugal. “Já participamos em diversos festivais, inclusive num dos maiores em Portugal e que foi em Viana do Castelo na festa de Santa Agonia, num cortejo etnográfico que se faz todos os anos em agosto”.

Frias Monteiro, que já participou de outras gestões da entidade também como vice-presidente cultural e vice-presidente social, elogiou o ex-presidente Antonio dos Ramos que permaneceu na casa por 22 anos, citou a festa de homenagem ao luso-brasileiro promovida em junho, e o seu convite para a inserção de Ramos na Casa de Portugal. “Eu já fazia parte e fui convidá-lo a participar da nossa diretoria, com todo orgulho”.

Atual diretor da casa, Frias Monteiro é também presidente do Conselho Deliberativo da Casa de Portugal da Praia Grande, diretor do Centro Português de Santos, da União Portuguesa de Santos, e conselheiro da Associação Portuguesa de Desportos. E ainda, participa como um dos cinco conselheiros eleitos do Conselho da Comunidade Portuguesa (CCP-Mundial), como um conselheiro consultivo do governo português; e também pertencente ao Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de SP (CCLB), órgão presidido atualmente por Antonio de Almeida e Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend